Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2226 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2226 / 2428 Next Page
Page Background

2226

EIXO 14 – PAULO FREIRE: ARTE E CULTURA POPULAR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

que propôs a realização do mesmo e a sugestão foi acolhida

pelo coletivo

7

. A primeira edição homenageou Raul Ellwan-

ger, um dos principais nomes da música produzida no RS

nas últimas décadas.

CONTEXTO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilai-

re situa-se na zona leste de Porto Alegre, na Vila Panorama,

parte do bairro Lomba do Pinheiro e próxima à divisa com o

município de Viamão, nas cercanias do Parque Saint´Hilaire.

Conta atualmente com cerca de 1.200 alunos matriculados,

do Jardim até a Totalidade 6, e 90 professores.

A Educação de Jovens e Adultos foi iniciada na escola

em 18 de junho de 1996, portanto há mais de duas décadas,

no mesmo período em que as obras de construção que am-

pliavam o atendimento para 600 alunos em três turnos, fruto

da mobilização das comunidades locais através do Orçamen-

to Participativo, processo de democratização do uso das ver-

bas públicas, que também envolveram melhorias no sistema

de infraestrutura básica; água, luz, saneamento básico, pavi-

mentação e transporte público (EMEF SAINT´HILAIRE, 2011).

Desde 2015, asseguramos a uma expansão conside-

rável de atendimento à Educação de Jovens e Adultos, com

a ampliação do número de matrículas, turmas e de carga

horário para os docentes, a partir de experiências acumula-

das nos anos anteriores e projeto apresentado e aprovado à

administração municipal (MELLO, VIERO, GONÇALVES, 2016;

EMEF SAINT HILAIRE, 2015). Tal movimento veio acompa-

nhado por uma retomada da proposta pedagógica (PMPA,

1996, EMEF SAINT HILAIRE, 2011), um forte investimento no

processo formativo interno, sistematização e socialização de

experiências (MELLO, GONÇALVES, WASZAK, 2016), além do

7

Integraram, além dos autores deste paper, o Coletivo de Educadores da

EJA: Ana Tereza Kern (Português) André Vargas Machado (Artes), Andréia

Martins Piumato (Espanhol), Ednilson Roesler (História), Ellen Luise Schultz

(Totalidade 3/Biblioteca), Geovani Machado da Rocha (Matemática), Jaque-

line Gomes Nunes Waszak (Ciências), Karoline Cruz de Souza (Educ. Física)

e Simone Flores (Geografia),