XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2231
EIXO 14 – PAULO FREIRE:
ARTE E CULTURA POPULAR
Entre os aspectos positivos foram recorrentes avalia-
ções
10
como as destacadas, evidenciando o acerto da expe-
riência:
“Na minha opinião foi um trabalho que valeu cada
segundo, pois valeu muito a pena para nós alunos que busca-
mos um sonho, pois com a história de vida do Raul eu aprendi
muito. Inclusive que todo sonho é possível, basta ter fé e acre-
ditar”, “O colégio realmente adotou o compositor, como diz o
Projeto”, “Fizemos um bom trabalho, nos preparamos antes...”,
“Estava lindo! A organização estava perfeita”, Ele foi muito
bem recebido. Todos trabalharam juntos com muita atenção
para nada dar errado”, “Todos os profes se ajudaram um ao
outro”.
A história de superação pessoal, artística e política de
Raul Ellwanger, ao transformar em positividade e fecun-
didade os desafios enfrentados certamente
bateu forte
no
imaginário dos alunos da EJA, porque não é outro o desafio
que os move. Histórias cotidianas marcadas pela exclusão,
pela restrição a direitos, pelo desejo e necessidade de afir-
mar como ser humano, em ser-mais (FREIRE, 1984; ARROYO,
2017) E, para nós, não há dúvida de o quanto a arte é uma
ferramenta essencial na afirmação luta contra-hegemônica
(WILLIAMS, 2011).
FREIRE E ELLWANGER
A trajetória de cinco décadas dedicadas à música, des-
de um período histórico marcado pela efervescência política
e cultural no entrecruzamento da participação no movimen-
to estudantil, com a percepção das condições de vida dos
trabalhadores, a militância política em grupos de esquerda e
a participação como músico e articulador da Frende Gaúcha
da Música Popular, na esteira dos grandes festivais de músi-
ca popular iniciada em 1966 e a grande interregno provo-
10 Todavia, alguns aspectos negativos também foram destacados, em espe-
cial, em se tratando de alunos jovens: “Nossa turma poderia ser mais edu-
cada”, “Algumas pessoas brincando, rindo muito e conversando”, “É um
cara meio antigo. Muitos não conheciam”, “Faltou um pouco de atenção e
respeito”.