Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2231 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2231 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2231

EIXO 14 – PAULO FREIRE:

ARTE E CULTURA POPULAR

Entre os aspectos positivos foram recorrentes avalia-

ções

10

como as destacadas, evidenciando o acerto da expe-

riência:

“Na minha opinião foi um trabalho que valeu cada

segundo, pois valeu muito a pena para nós alunos que busca-

mos um sonho, pois com a história de vida do Raul eu aprendi

muito. Inclusive que todo sonho é possível, basta ter fé e acre-

ditar”, “O colégio realmente adotou o compositor, como diz o

Projeto”, “Fizemos um bom trabalho, nos preparamos antes...”,

“Estava lindo! A organização estava perfeita”, Ele foi muito

bem recebido. Todos trabalharam juntos com muita atenção

para nada dar errado”, “Todos os profes se ajudaram um ao

outro”.

A história de superação pessoal, artística e política de

Raul Ellwanger, ao transformar em positividade e fecun-

didade os desafios enfrentados certamente

bateu forte

no

imaginário dos alunos da EJA, porque não é outro o desafio

que os move. Histórias cotidianas marcadas pela exclusão,

pela restrição a direitos, pelo desejo e necessidade de afir-

mar como ser humano, em ser-mais (FREIRE, 1984; ARROYO,

2017) E, para nós, não há dúvida de o quanto a arte é uma

ferramenta essencial na afirmação luta contra-hegemônica

(WILLIAMS, 2011).

FREIRE E ELLWANGER

A trajetória de cinco décadas dedicadas à música, des-

de um período histórico marcado pela efervescência política

e cultural no entrecruzamento da participação no movimen-

to estudantil, com a percepção das condições de vida dos

trabalhadores, a militância política em grupos de esquerda e

a participação como músico e articulador da Frende Gaúcha

da Música Popular, na esteira dos grandes festivais de músi-

ca popular iniciada em 1966 e a grande interregno provo-

10 Todavia, alguns aspectos negativos também foram destacados, em espe-

cial, em se tratando de alunos jovens: “Nossa turma poderia ser mais edu-

cada”, “Algumas pessoas brincando, rindo muito e conversando”, “É um

cara meio antigo. Muitos não conheciam”, “Faltou um pouco de atenção e

respeito”.