XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2237
EIXO 14 – PAULO FREIRE:
ARTE E CULTURA POPULAR
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda.
Novo dicionário de
Língua Portuquesa
. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fron-
teira, 1986.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido
. 12. ed. Rio de Ja-
neiro: Paz e Terra. 1984.
______.
Educação como prática da liberdade
. 19. ed. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 1989.
______.
Pedagogia da esperança
: um reencontro com a Pe-
dagogia do Oprimido. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Ter-
ra, 2000.
______.
Pedagogia da autonomia
: saberes necessários à
prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
______. Educação de adultos: algumas reflexões. In: GADOT-
TI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio (Orgs.).
Educação
de Jovens e Adultos
: teoria, prática e proposta. 6. ed.
São Paulo: Cortez, 2003.
FRIGOTTO, Gaudêncio. A gênese das teses do Escola sem
Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a so-
ciedade e a educação. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.)
Escola “sem” partido
: esfinge que ameaça a educa-
ção e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP,
2017. p. 17-34.
GORENDER, Jacob.
Combate nas trevas. A esquerda bra-
sileira
: das ilusões perdidas à luta armada. 3. ed. São
Paulo: Ática, 1987.
GRAMSCI, Antonio.
Os intelectuais e a organização da cul-
tura
. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1989.
KERN, Jaciara; MACHADO, André; MELLO, Marco; VIERO,
Rita. O som é massa! Projeto adote um compositor
na EJA.
Seminário de Educação Popular
: Crianças,
jovens e adultos e o legado de Paulo Freire
.
Porto Ale-
gre, 25 e 26 de agosto de 2017. Coletivo de Escolas de
Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação/
Lomba do Pinheiro; ATEMPA – Associação dos Traba-
lhadores em Educação do Município de Porto Alegre;
SIMPA – Sindicato dos Municipários de Porto Alegre;