XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2235
EIXO 14 – PAULO FREIRE:
ARTE E CULTURA POPULAR
mas sabemos que, no mais das vezes, é necessária a partici-
pação popular e a mobilização social
11
para que se assegurem
direitos, cobrando do Estado o efetivo investimento nessa mo-
dalidade, ainda tão aviltada e sujeita a dissabores nas relações
com os gestores (ARROYO, 2017). Esse é o papel dos educado-
res críticos e contra-hegemônicos (GRAMSCI, 1989), que em-
punham com vigor a bandeira da EJA pública e popular, plas-
mada no compromisso com os jovens, os adultos e os idosos
da classe trabalhadora que anseiam “ser-mais” (FREIRE, 1984;
2003); e percebem a escola como espaço privilegiado para re-
começar e retomar seus projetos de vida (MELLO, 2015b).
REFERÊNCIAS:
ARROYO, Miguel.
Passageiros da noite
: do trabalho para a
EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis:
Vozes, 2017.
ATEMPA – Associação dos Trabalhadores em Educação. Car-
ta-Manifesto da EJA às autoridades municipais na es-
fera educacional, conselhos de direitos, parlamentares,
órgãos de representação associativa e sindical.
Semi-
nário da ATEMPA
: A Rede Municipal em Tempos de
Resistência: Em defesa da Educação Pública. Maio de
2017a.
______.
Nota da ATEMPA sobre a EJA de PORTO ALEGRE
. 10
de agosto de 2017b.
______.
Manifestação dos docentes na EJA da RME/POA so-
bre a jornada de trabalho, reuniões pedagógicas e
atendimento aos alunos - base político-pedagógica
e legal
. Comissão de EJA/ATEMPA. Porto Alegre, 02 de
junho de 2017c.
11 É preciso lembrar que os educadores, através da ATEMPA vêm, desde há
muito, pautando a necessidade do cumprimento das obrigações constitu-
cionais do poder público municipal em relação à oferta, manutenção e qua-
lificação da modalidade da EJA (ATEMPA, 2013, 2015, 2017; VIERO, 2008;
MELLO, 2015a), tais como a chamada pública permanente, recenseamento
da população potencial para a ofertas, recursos humanos e infraestrutura
adequada, formação permanente dos docentes e respeito a proposta políti-
co-pedagógica vigente.