Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2235 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2235 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2235

EIXO 14 – PAULO FREIRE:

ARTE E CULTURA POPULAR

mas sabemos que, no mais das vezes, é necessária a partici-

pação popular e a mobilização social

11

para que se assegurem

direitos, cobrando do Estado o efetivo investimento nessa mo-

dalidade, ainda tão aviltada e sujeita a dissabores nas relações

com os gestores (ARROYO, 2017). Esse é o papel dos educado-

res críticos e contra-hegemônicos (GRAMSCI, 1989), que em-

punham com vigor a bandeira da EJA pública e popular, plas-

mada no compromisso com os jovens, os adultos e os idosos

da classe trabalhadora que anseiam “ser-mais” (FREIRE, 1984;

2003); e percebem a escola como espaço privilegiado para re-

começar e retomar seus projetos de vida (MELLO, 2015b).

REFERÊNCIAS:

ARROYO, Miguel.

Passageiros da noite

: do trabalho para a

EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis:

Vozes, 2017.

ATEMPA – Associação dos Trabalhadores em Educação. Car-

ta-Manifesto da EJA às autoridades municipais na es-

fera educacional, conselhos de direitos, parlamentares,

órgãos de representação associativa e sindical.

Semi-

nário da ATEMPA

: A Rede Municipal em Tempos de

Resistência: Em defesa da Educação Pública. Maio de

2017a.

______.

Nota da ATEMPA sobre a EJA de PORTO ALEGRE

. 10

de agosto de 2017b.

______.

Manifestação dos docentes na EJA da RME/POA so-

bre a jornada de trabalho, reuniões pedagógicas e

atendimento aos alunos - base político-pedagógica

e legal

. Comissão de EJA/ATEMPA. Porto Alegre, 02 de

junho de 2017c.

11 É preciso lembrar que os educadores, através da ATEMPA vêm, desde há

muito, pautando a necessidade do cumprimento das obrigações constitu-

cionais do poder público municipal em relação à oferta, manutenção e qua-

lificação da modalidade da EJA (ATEMPA, 2013, 2015, 2017; VIERO, 2008;

MELLO, 2015a), tais como a chamada pública permanente, recenseamento

da população potencial para a ofertas, recursos humanos e infraestrutura

adequada, formação permanente dos docentes e respeito a proposta políti-

co-pedagógica vigente.