XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2233
EIXO 14 – PAULO FREIRE:
ARTE E CULTURA POPULAR
de. O que acontece, no meio popular, nas periferias
das cidades, nos campos — trabalhadores urbanos
e rurais reunindo-se para rezar ou para discutir
seus direitos —, nada pode escapar à curiosi-
dade arguta dos educadores envolvidos na prá-
tica da Educação Popular. (FREIRE, 2003, p. 15).
Tal assertiva, em uma sociedade cada vez mais mar-
cada pela cultura imagética e sonora, certamente pode ser
ampliada para o reconhecimento das culturas populares e
a educação musical tem se mostrado um recurso extraordi-
nário para afirmação de possibilidades de apuro do senso
ético estético, de busca de humanização e justiça social. O
direito do povo á cultura e de questionar o instituído como
dominante
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O contexto vivido vem sendo marcado severamente
pelas restrições de direitos e ataques à classe trabalhado-
ra. Desde 2015 percebemos uma mudança na correlação de
forças entre as classes sociais no Brasil, com a consolidação
de um quadro político caracterizado pela ofensiva política,
social e ideológica da burguesia sobre a classe trabalhadora
e o povo pobre. A burguesia, depois de muitas hesitações,
rompeu o pacto de colaboração com o PT. Apostou, desse
modo, na coalisão de um novo bloco histórico para aplicar
reformas estruturais, restaurar a acumulação capitalista por
meio da mercantilização de direitos sociais e tentar contor-
nar a grave crise política e econômica.
A partir do golpe político-midiático ao Estado demo-
crático de direito, perpetrado em 2016, um governo ilegíti-
mo impõe uma agenda conservadora no âmbito econômi-
co-político-ideológico-cultural e a sociedade vê, atônita, um
alinhamento às políticas neoliberais e privatistas, claramente
orientadas por agências externas (BANCO MUNDIAL, 2017)
na lógica do “ajuste fiscal”, que atinge fortemente a educa-
ção, a saúde e a cultura e se estendem para afirmar e difun-
dir valores reacionários, xenófobos, racistas e misóginos.