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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 14 – PAULO FREIRE:

ARTE E CULTURA POPULAR

de. O que acontece, no meio popular, nas periferias

das cidades, nos campos — trabalhadores urbanos

e rurais reunindo-se para rezar ou para discutir

seus direitos —, nada pode escapar à curiosi-

dade arguta dos educadores envolvidos na prá-

tica da Educação Popular. (FREIRE, 2003, p. 15).

Tal assertiva, em uma sociedade cada vez mais mar-

cada pela cultura imagética e sonora, certamente pode ser

ampliada para o reconhecimento das culturas populares e

a educação musical tem se mostrado um recurso extraordi-

nário para afirmação de possibilidades de apuro do senso

ético estético, de busca de humanização e justiça social. O

direito do povo á cultura e de questionar o instituído como

dominante

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O contexto vivido vem sendo marcado severamente

pelas restrições de direitos e ataques à classe trabalhado-

ra. Desde 2015 percebemos uma mudança na correlação de

forças entre as classes sociais no Brasil, com a consolidação

de um quadro político caracterizado pela ofensiva política,

social e ideológica da burguesia sobre a classe trabalhadora

e o povo pobre. A burguesia, depois de muitas hesitações,

rompeu o pacto de colaboração com o PT. Apostou, desse

modo, na coalisão de um novo bloco histórico para aplicar

reformas estruturais, restaurar a acumulação capitalista por

meio da mercantilização de direitos sociais e tentar contor-

nar a grave crise política e econômica.

A partir do golpe político-midiático ao Estado demo-

crático de direito, perpetrado em 2016, um governo ilegíti-

mo impõe uma agenda conservadora no âmbito econômi-

co-político-ideológico-cultural e a sociedade vê, atônita, um

alinhamento às políticas neoliberais e privatistas, claramente

orientadas por agências externas (BANCO MUNDIAL, 2017)

na lógica do “ajuste fiscal”, que atinge fortemente a educa-

ção, a saúde e a cultura e se estendem para afirmar e difun-

dir valores reacionários, xenófobos, racistas e misóginos.