XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 14 – PAULO FREIRE:
ARTE E CULTURA POPULAR
ráter de denúncia, também temos dado visibilidade às mui-
tas experiências e práticas pedagógicas significativas desde
a realidade das nossas escolas (KERN; MACHADO; MELLO;
VIERO, 2017), reafirmando nosso compromisso revigorado
em torno de uma educação crítica, dialógica e contra-he-
gemônica, decorridos 20 anos da morte de Paulo Freire
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. É
nessa direção, portanto, que esse relato se insere.
DO ADOTE UM ESCRITOR AO ADOTE UM COMPOSITOR
O Programa Adote Um Escritor, existente na RME de
Porto Alegre, iniciou em 2002 e é resultado de uma parceria
entre Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre e
a Câmara Rio-Grandense do Livro. A iniciativa se afirmou
ao longo dos anos como uma política pública dirigida aos
sujeitos das comunidades escolares municipais. Tem por ob-
jetivo o contato dos alunos com autores de obras de gêne-
ros literários diversos e abrange da Educação infantil à EJA.
As escolas “adotam” um escritor (local ou nacional) e, para
recepcioná-lo, desenvolvem, com os educandos, processos
de leitura de suas obras e de criação a partir dessas leitu-
ras. Recentemente, em 2017, a nova administração junto a
SMED anunciou mudanças no Programa, que geraram forte
contestação das escolas, escritores e comunidade ligada ao
livro (Alterações no Adote um Escritor incomodam.
Jornal
Zero Hora,
10 de novembro de 2017. p.28).
A partir da experiência bem sucedida com o Projeto
Adote Um Escritor, o coletivo de educadores da Educação
de Jovens e Adultos da EMEF Saint Hilaire, inaugurou em
2017 a primeira edição do Projeto
Adote Um Compositor
. A
iniciativa partiu do projeto de um de nós, da área de Música,
6
O projeto foi objeto de Relato de Experiência no Seminário de Educação
Popular: Crianças, jovens e adultos e o legado de Paulo Freire, que aconteceu
em 25 e 26 de agosto em Porto Alegre, promovido pelo coletivo de Escolas
de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação situadas na Lomba
do Pinheiro, com o apoio da ATEMPA – Associação dos Trabalhadores em
Educação do Município de Porto Alegre, do SIMPA – Sindicato dos Muni-
cipários de Porto Alegre, do Conselho Popular da Lomba do Pinheiro e do
Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis.