XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2221
EIXO 14 – PAULO FREIRE:
ARTE E CULTURA POPULAR
CAVALCANTE, Arilu da S. Lições de coisas e a aprendizagem
em Paulo Freire: primeiras aproximações.
Revista Bra-
sileira de Educação de Educação de Jovens e Adul-
tos
. Salvador. UNEB. Vol. 2, n. 3. 2014.
SCHELBAUER, A. R. O método intuitivo e lições de coisas e o
Brasil do século XIX. In STEPHANOU, M. e BASTOS, M.
H. C.. (Org.)
Histórias e memórias da educação no
Brasil
, V. II: século XIX. Petrópolis: Vozes, 2005.
FREIRE, Paulo,
A importância do ato de ler
, em três artigos
que se completam. 47 ed., São Paulo: Cortez, 2006.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da Autonomia
: saberes necessá-
rios à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GINZBURG, Carlo.
Mitos, Emblemas e Sinais
: morfologia e
história. São Paulo: Cia da Letras, 1989.
LOURENÇO FILHO, M. B.
A Pedagogia de Rui Barbosa
. São
Paulo: Melhoramentos, 1954.
MACHADO, Maria C. G. O decreto de Leôncio de Carvalho
e os pareceres de Rui Barbosa em debate. In. STE-
PHANOU, M. e BASTOS, M. H. C.. (Org.)
Histórias e
memórias da educação no Brasil
, V. II: século XIX.
Petrópolis: Vozes, 2005.
RIBEIRO, Darcy.
Noções de coisas
. Ilustrações Ziraldo. São
Paulo: FTD, 2000.
SILVA, Edna M. L. da.
Lição de coisas no século XIX e seus
rebatimentos para uma educação aberta aos sabe-
res dos educandos
. João Pessoa: Ideia, 2015.