XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 14 – PAULO FREIRE:
ARTE E CULTURA POPULAR
noções de coisas como uma disciplina específica do progra-
ma das Escolas Normais do Estado. Para Rui Barbosa isso
não era concebível, a lição de coisas não era um assunto
especial no plano de estudos, era um método de estudos,
era uma orientação de ação tendo em vista fins a alcançar,
ou seja, o fortalecimento da intuição sensível, intelectual e
moral da criança e do jovem. Além disso, circulava pelo país
diferentes manuais voltados para as lições de coisas, muitas
vezes, sem uma fundamentação adequada como requeria
Rui Barbosa. Isso reduzia as atividades docentes à descrição
das coisas, algo equivalente ao que Freire chamou de lições
de leitura. No caso, havia uma relativização do papel ativo
da criança e do peso do seu contexto cultural para compor
as alternativas didáticas a serviço da aprendizagem.
BALANÇO FINAL DO ESTUDO
Com a iniciativa da tradução do livro de Calkins, Rui
Barbosa tem muito a ensinar: testemunhou às futuras ge-
rações de educadores, de educadoras, de pesquisadores
em educação de que não há transplante direto de uma
proposta pedagógica de um país para outro, de uma cultu-
ra para outra. Com rara percepção pedagógica, visava for-
talecer a capacidade de observação da criança como uma
forma de fazer germinar a ciência desde a porta de entrada
da escola. Soube aproveitar um momento favorável à ins-
trução primária, considerada tema importante no mundo, e
com a responsabilização do Estado, para trabalhar por sua
difusão, sua obrigatoriedade, laicidade e oferta de ensino a
todos. Rui Barbosa não perdeu a oportunidade para a afir-
mação de uma concepção de educação escolar capaz de
servir adequadamente a países como o Brasil, mesmo que
o poder instituído não demostrasse vontade política para
sua implementação. Naquele momento histórico, países
mais desenvolvidos apresentavam propostas de educação
escolar ainda plenamente capazes de serem incorporadas
em países como o Brasil, marcados por uma população di-
nâmica e comunicativa, mas majoritariamente distante dos