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EIXO 14 – PAULO FREIRE: ARTE E CULTURA POPULAR

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

gentina, por exemplo, que já contava com 5% da população

total nas escolas.

O MÉTODO INTUITIVO E AS LIÇÕES DE COISAS:

ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

A partir da segunda metade do século XIX, o chama-

do método intuitivo, também conhecido como lições de

coisas, contou com adeptos importantes e fundamentação

respeitada como o mais indicado para a educação pública.

Isso ganhou efervescência na Europa e nos Estados Unidos,

chegou ao Brasil num momento importante e com ênfases

interessantes. Acumulávamos um baixíssimo número de

crianças, jovens e adultos escolarizados no país quando as

discussões internacionais giravam em torno da importância

da educação da população, como parte de sistemas nacio-

nais de ensino.

Do Dicionário de Pedagogia e instrução primária,

organizado por Buisson, no início da década de 1880, há

uma citação tirada do verbete intuição/método intuitivo:

“se a intuição é o meio de conhecimento mais natural do

que dispomos, é este, entre todos, que convirá ao ensino e

por excelência ao ensino primário” (SCHELBAUER, 2005, p.

133). Desta forma, caberia aos professores preparo para sa-

ber acolher as coisas do mundo da criança, e o modo como

essas coisas eram captadas por sua sensibilidade: “se, den-

tro da própria intuição, o que há de mais simples e fácil é a

intuição pelos sentidos, é esta que deverá servir melhor à

instrução elementar e começar de alguma forma a obra da

educação infantil em todas as áreas (ibid., p. 133).

Rente a essas orientações, Rui Barbosa, no seu preâm-

bulo de tradutor do

Primeiras lições de coisas

(CALKINS,

1886, XI; XII), afirmava: “tudo está (...) em reunir o cultivo dos

sentidos, o da razão, o da palavra, e encaminhá-los todos no

mesmo passo. Na base de tudo avulta a cultura dos sentidos,

à qual cumpre recorrermos como o principal instrumento de

todo o ensino”. Nesse caso, não é permitido ao professor

ver, ouvir, comparar, classificar e concluir pelo aluno. O pa-