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EIXO 14 – PAULO FREIRE: ARTE E CULTURA POPULAR
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
gentina, por exemplo, que já contava com 5% da população
total nas escolas.
O MÉTODO INTUITIVO E AS LIÇÕES DE COISAS:
ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS
A partir da segunda metade do século XIX, o chama-
do método intuitivo, também conhecido como lições de
coisas, contou com adeptos importantes e fundamentação
respeitada como o mais indicado para a educação pública.
Isso ganhou efervescência na Europa e nos Estados Unidos,
chegou ao Brasil num momento importante e com ênfases
interessantes. Acumulávamos um baixíssimo número de
crianças, jovens e adultos escolarizados no país quando as
discussões internacionais giravam em torno da importância
da educação da população, como parte de sistemas nacio-
nais de ensino.
Do Dicionário de Pedagogia e instrução primária,
organizado por Buisson, no início da década de 1880, há
uma citação tirada do verbete intuição/método intuitivo:
“se a intuição é o meio de conhecimento mais natural do
que dispomos, é este, entre todos, que convirá ao ensino e
por excelência ao ensino primário” (SCHELBAUER, 2005, p.
133). Desta forma, caberia aos professores preparo para sa-
ber acolher as coisas do mundo da criança, e o modo como
essas coisas eram captadas por sua sensibilidade: “se, den-
tro da própria intuição, o que há de mais simples e fácil é a
intuição pelos sentidos, é esta que deverá servir melhor à
instrução elementar e começar de alguma forma a obra da
educação infantil em todas as áreas (ibid., p. 133).
Rente a essas orientações, Rui Barbosa, no seu preâm-
bulo de tradutor do
Primeiras lições de coisas
(CALKINS,
1886, XI; XII), afirmava: “tudo está (...) em reunir o cultivo dos
sentidos, o da razão, o da palavra, e encaminhá-los todos no
mesmo passo. Na base de tudo avulta a cultura dos sentidos,
à qual cumpre recorrermos como o principal instrumento de
todo o ensino”. Nesse caso, não é permitido ao professor
ver, ouvir, comparar, classificar e concluir pelo aluno. O pa-