XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2213
EIXO 14 – PAULO FREIRE:
ARTE E CULTURA POPULAR
ato de ler (2006), que me levaram a um manual de ensino
elementar, conhecido no Brasil no fim do século XIX. Teriam
os pais de Paulo Freire e a professora Eunice Vasconcelos al-
gum tipo de aproximação com a proposta do manual de en-
sino elementar Primeiras Lições de coisas, de Norman Allison
Calkins (1886)
3
? Manual traduzido para o português graças
ao empenho e à visão pedagógica de Rui Barbosa. Da minha
parte, esta investigação não tem a pretensão de esgotar o
assunto, mas de fazer aparecer alguns importantes desafios
que motivaram o autor a traduzir e adaptar o Primeiras Li-
ções de Coisas
(1886)
ao contexto brasileiro
.
O Manual de
ensino elementar, com 616 páginas, traduzido e adaptado
ao contexto do país, por Rui Barbosa, buscava trazer para o
espaço escolar as contribuições e perspectivas filosóficas e
pedagógicas do legado de Comenius, de Rousseau e Pesta-
lozzi, entre outros. Calkins (1886, p. XVII) iniciava o prefácio
da primeira edição do manual com as palavras de Comenius:
“não pela descrição oral, mas pela inspeção real dos objetos
há de começar o ensino. Por essa inspeção é que se adquire
o conhecimento certo das coisas. O que efetivamente se vê,
mais depressa se imprime na memória, do que verbalmente
expendido ou enumerado cem vezes”. Um pouco a frente,
Calkins (ibidem, p. XVII) citava Pestalozzi: “a observação é
absolutamente a base de todo o conhecimento. O que antes
de tudo, pois, se deve ter em mira, na educação, é habituar o
menino a observar exata, e depois a exprimir corretamente
o resultado do que observar”. Sobre o manual considerou:
“tive para mim como mais útil, ao mesmo passo que consa-
grava essa obra quase em seu todo aos
métodos de ensino
,
levar o professor por essa sucessão de lições graduadas a
respeito de assuntos com que me ocupei, a compreender os
3
Calkins nasceu em 1822 em Gainsville, estado de Nova York. Educador
desde a mocidade, transferiu-se para Nova York em 1846 onde desenvol-
veu amplo programa de atividades em vista da renovação dos métodos
educativos, inspirando-se nas ideias de Pestalozzi. Em 1882 publicou o Pri-
meiras Lições de Coisas, manual de ensino elementar para uso dos pais e
professores, com o qual acabou ficando mais conhecido, alcançando com
este volumoso manual quarenta edições em quatro anos (LOURENÇO FI-
LHO, 1954, p. 65).