92
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT2: MULHERES NEGRAS RESISTEM: ANÁLISES SOBRE PROTAGONISMOS FEMININOS E NEGROS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO
periências das diversas instâncias sociais em que
transitamos. Como educadoras pós Lei 10.639/03,
remetemos nossos olhares às jovens estudantes
negras e procuramos compreender se o ambiente
escolar, seus discursos e suas práticas têm colabo-
rado para o processo de reconhecimento dessas
jovens enquanto mulheres e negras. Diante deste
contexto, este trabalho apresenta os resultados
de uma pesquisa que teve como foco de análi-
se as convenções de gênero e raça (re)produzi-
das no contexto escolar, em que as experiências
revelam e ocultam aspectos importantes para a
compreensão dos processos de identificação e de
produção de subjetividades de jovens estudantes
negras.
Para tanto, foi adotada a pesquisa qualita-
tiva, pautada numa abordagem etnográfica que
se constituiu num trabalho de observação parti-
cipante, com registros sistemáticos em diários de
campo e na realização de análise documental.
Foi acompanhado o cotidiano do espaço do re-
feitório, do intervalo e algumas situações de sala
da aula das interlocutoras da pesquisa, as jovens
estudantes negras, pensando numa maior articu-
lação com a realidade observada, seus códigos
e discursos. Como forma de referendar os acha-
dos da pesquisa, o tratamento dos dados foi rea-
lizado a partir de análise crítico-interpretativa a
fim de categorização. Constituíram o corpus de
análise desta pesquisa 42 registros em Diários de
Campo (doravante DC), construídos a partir da
observação participante no contexto escolar das
jovens estudantes negras entre o período de 30
agosto de 2017 a 13 de dezembro de 2017. Após
este período os DC foram submetidos à análise
de conteúdo. Desta análise emergiram diversas