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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT2: MULHERES NEGRAS RESISTEM: ANÁLISES SOBRE PROTAGONISMOS FEMININOS E NEGROS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO

periências das diversas instâncias sociais em que

transitamos. Como educadoras pós Lei 10.639/03,

remetemos nossos olhares às jovens estudantes

negras e procuramos compreender se o ambiente

escolar, seus discursos e suas práticas têm colabo-

rado para o processo de reconhecimento dessas

jovens enquanto mulheres e negras. Diante deste

contexto, este trabalho apresenta os resultados

de uma pesquisa que teve como foco de análi-

se as convenções de gênero e raça (re)produzi-

das no contexto escolar, em que as experiências

revelam e ocultam aspectos importantes para a

compreensão dos processos de identificação e de

produção de subjetividades de jovens estudantes

negras.

Para tanto, foi adotada a pesquisa qualita-

tiva, pautada numa abordagem etnográfica que

se constituiu num trabalho de observação parti-

cipante, com registros sistemáticos em diários de

campo e na realização de análise documental.

Foi acompanhado o cotidiano do espaço do re-

feitório, do intervalo e algumas situações de sala

da aula das interlocutoras da pesquisa, as jovens

estudantes negras, pensando numa maior articu-

lação com a realidade observada, seus códigos

e discursos. Como forma de referendar os acha-

dos da pesquisa, o tratamento dos dados foi rea-

lizado a partir de análise crítico-interpretativa a

fim de categorização. Constituíram o corpus de

análise desta pesquisa 42 registros em Diários de

Campo (doravante DC), construídos a partir da

observação participante no contexto escolar das

jovens estudantes negras entre o período de 30

agosto de 2017 a 13 de dezembro de 2017. Após

este período os DC foram submetidos à análise

de conteúdo. Desta análise emergiram diversas