Table of Contents Table of Contents
Previous Page  98 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 98 / 638 Next Page
Page Background

98

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT2: MULHERES NEGRAS RESISTEM: ANÁLISES SOBRE PROTAGONISMOS FEMININOS E NEGROS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO

EJA, que num gesto silencioso desapareciam da

escola, lugar onde chegavam lutando para se li-

bertar da invisibilidade. Esta constatação remeteu

a minha trajetória pessoal, fazendo com que eu

pudesse abrir portas há tempos fechadas.

Esse conjunto

de fatores oportunizaram a

elaboração do objetivo geral desta pesquisa-in-

tervenção: Problematizar com os professores da

EJA as questões de gênero e raça a fim de cons-

truir estratégias que favoreçam a manutenção

das mulheres negras na escola.

Em decorrência do objetivo geral, optei por

desenvolver objetivos específicos: Mapear ações

que podem contribuir para a manutenção das

mulheres negras na escola, a partir de estratégias

desenvolvidas pelos docentes; constituir um espa-

ço de estudos, luta e resistência quanto às práticas

educativas que produzem a diferença em relação

às mulheres negras.

Neste contexto, reconhecer que as condi-

ções desiguais das quais as alunas negras enfren-

tam não são fatalidades e muito menos destinos,

mas reflexos de uma sociedade injusta que histo-

ricamente tem nos negado o direito a emancipa-

ção quer seja por nossos estereótipos, quer seja

pelas nossas origens sociais implica em nos reco-

nhecermos como parte nesse processo em que a

forma com que nos posicionamos é determinante.

Sendo assim, a escola ao assumir-se como inter-

ventora possibilita que suas estratégias garantam

o “apoderamento” (ESCOBAR, 2017, p. 35) destes

estudantes, para que possam não apenas recha-

çar práticas opressoras, mas tornarem se fortaleci-

dos para transpor os obstáculos que se apresen-

tam a partir da interseccionalidade de gênero,

raça e classe.