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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT2: MULHERES NEGRAS RESISTEM: ANÁLISES SOBRE PROTAGONISMOS FEMININOS E NEGROS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO
estas mulheres possam ter atendimento que cuide
de sua saúde física e mental.
As estratégias acima referidas contribuíram
para que as categorias de gênero e raça passas-
sem a ter espaço nas pautas que abordam as in-
tervenções pedagógicas da escola, assim como
oportunizaram o diálogo com os fatores relevantes
que se apresentaram nas salas de aulas, o que ace-
nou a possibilidade de perpassar os componentes
curriculares formais. A problematização das ações
propostas dialogou com a prontidão dos professo-
res, no mesmo sentido que visou oportunizar a to-
mada de consciência a partir da leitura das suas
próprias vivências de mundo, pois quanto ao que
devemos repugnar, está na fala da Sueli Carneiro,
(...) é a omissão das verdadeiras histó-
rias já que esse país nega às negras e
negros a integração social por meio
de múltiplas formas de exclusão ra-
cial vigentes na sociedade, das quais
o não acesso à educação é uma das
mais perversas.(2010 p. 102).
Encerrei a pesquisa carregando a certeza
de que nesses encruzilhamentos, tivemos a com-
preensão inicial necessária de que para
ser,
as
estudantes precisam
saber
, pois não será com as
histórias que nos foram contadas, que iremos cons-
truir com estas mulheres os conhecimentos que
nos têm sido negados.
Palavras-chave:
Gênero, Raça, EJA.
REFERÊNCIAS:
CARNEIRO, Sueli. Mulheres em movimento.
Es-
tud. av
.
[online]. v. 17, n. 49, p. 117-133. ISSN
0103-4014. Disponível em
: < http://dx.doi. org/10.1590/S0103-40142003000300008> .