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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT5: REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, JUVENTUDE E GÊNERO
dade e Inclusão (SECADI), ligada ao Ministério da
Educação.
Tratando especificamente da amostra ana-
lisada neste artigo, que aborda o ensino médio,
destacam-se dois principais programas: o ProEMI,
instituído em 2009, que busca garantir a formação
integral dos alunos a partir da inserção de ativida-
des que tornem o currículo mais dinâmico, assim
articulando diferentes conhecimentos e fortale-
cendo atividades relacionadas a iniciação cienti-
fica (BRASIL, 2014, p. 99), e a Formação Continua-
da de professores do Ensino Médio, que iniciou em
2014, a partir da articulação de ações existentes
do MEC, Universidades Públicas e Secretarias de
Educação Estaduais, com o objetivo de promover
melhorias na qualidade da educação.
Analisando os esforços realizados entre 2003
e 2015, em especial o percentual do PIB investido,
que cresceu quase 1,5%, mostra-se relevante o es-
forço de investimento do Governo. Segundo Rela-
tório parcial entregue em 2015 (BRASIL, 2014), que
analisa os resultados das políticas do Plano Edu-
cação para Todos, a partir de 2000 os resultados
mostraram-se positivos no quesito de expansão e
universalização dos níveis educacionais desde a
primeira infância ate a alfabetização de adultos.
Dentre os resultados obtidos, destaca- se principal-
mente a redução das taxas de abandono, tanto
da educação fundamental, quanto da média, re-
gistrando uma diminuição de 74,2% e 43,1%, res-
pectivamente, entre os anos de 2000 e 2010. No
entanto, como já demarcado no relatório de 2014,
a qualidade educacional continua muito baixa, a
despeito dos esforços governamentais. Os resulta-
dos do PISA (
Programme for International Student
Assessment
) de 2015 demonstraram uma queda