Table of Contents Table of Contents
Previous Page  296 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 296 / 638 Next Page
Page Background

296

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT5: REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, JUVENTUDE E GÊNERO

dade e Inclusão (SECADI), ligada ao Ministério da

Educação.

Tratando especificamente da amostra ana-

lisada neste artigo, que aborda o ensino médio,

destacam-se dois principais programas: o ProEMI,

instituído em 2009, que busca garantir a formação

integral dos alunos a partir da inserção de ativida-

des que tornem o currículo mais dinâmico, assim

articulando diferentes conhecimentos e fortale-

cendo atividades relacionadas a iniciação cienti-

fica (BRASIL, 2014, p. 99), e a Formação Continua-

da de professores do Ensino Médio, que iniciou em

2014, a partir da articulação de ações existentes

do MEC, Universidades Públicas e Secretarias de

Educação Estaduais, com o objetivo de promover

melhorias na qualidade da educação.

Analisando os esforços realizados entre 2003

e 2015, em especial o percentual do PIB investido,

que cresceu quase 1,5%, mostra-se relevante o es-

forço de investimento do Governo. Segundo Rela-

tório parcial entregue em 2015 (BRASIL, 2014), que

analisa os resultados das políticas do Plano Edu-

cação para Todos, a partir de 2000 os resultados

mostraram-se positivos no quesito de expansão e

universalização dos níveis educacionais desde a

primeira infância ate a alfabetização de adultos.

Dentre os resultados obtidos, destaca- se principal-

mente a redução das taxas de abandono, tanto

da educação fundamental, quanto da média, re-

gistrando uma diminuição de 74,2% e 43,1%, res-

pectivamente, entre os anos de 2000 e 2010. No

entanto, como já demarcado no relatório de 2014,

a qualidade educacional continua muito baixa, a

despeito dos esforços governamentais. Os resulta-

dos do PISA (

Programme for International Student

Assessment

) de 2015 demonstraram uma queda