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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT5: REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, JUVENTUDE E GÊNERO
na qualidade do ensino público brasileiro, indican-
do a necessidade de reforço.
Por este contexto, o objetivo geral deste
artigo é de analisar se os investimentos sociais e
educacionais produziram um impacto positivo na
constituição de capital social e de uma cultura
política mais participativa na juventude do Sul do
Brasil. E os objetivos específicos são:
1. Identificar o grau de interesse político
dos jovens;
2. Avaliar os tipos de participação política
dos jovens;
3. Verificar os níveis de confiança institucio-
nal e interpessoal dos jovens;
4. Verificar o grau de satisfação dos jovens
com a educação recebida.
Este artigo visa questionar este aspecto pou-
co trabalhado no âmbito de análise de políticas
públicas, no que tange às possibilidades de capi-
tal social e cultura política mais participativa, que
permita de fato um empoderamento dos jovens.
Dentro deste contexto, a metodologia deste tra-
balho é quantitativa, através da análise dos dados
da “Pesquisa Democracia, mídias e capital social:
Um estudo comparativo de socialização política
dos jovens no Sul do Brasil”, realizada pelo Núcleo
de Pesquisa sobre América Latina da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (NUPESAL-UFRGS).
A pesquisa tipo
survey
utilizada foi aplicada nas
cidades de Porto Alegre/ RS (entre abril e junho
de 2015), com 690 jovens, Florianópolis/SC (entre
maio e junho de 2016), com 571 jovens, e Curitiba/
PR (em abril de 2016), com 774 jovens, de 13 a 24
anos de escolas públicas e privadas (do 1º ao 3º
ano do ensino médio).