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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT5: REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, JUVENTUDE E GÊNERO

na qualidade do ensino público brasileiro, indican-

do a necessidade de reforço.

Por este contexto, o objetivo geral deste

artigo é de analisar se os investimentos sociais e

educacionais produziram um impacto positivo na

constituição de capital social e de uma cultura

política mais participativa na juventude do Sul do

Brasil. E os objetivos específicos são:

1. Identificar o grau de interesse político

dos jovens;

2. Avaliar os tipos de participação política

dos jovens;

3. Verificar os níveis de confiança institucio-

nal e interpessoal dos jovens;

4. Verificar o grau de satisfação dos jovens

com a educação recebida.

Este artigo visa questionar este aspecto pou-

co trabalhado no âmbito de análise de políticas

públicas, no que tange às possibilidades de capi-

tal social e cultura política mais participativa, que

permita de fato um empoderamento dos jovens.

Dentro deste contexto, a metodologia deste tra-

balho é quantitativa, através da análise dos dados

da “Pesquisa Democracia, mídias e capital social:

Um estudo comparativo de socialização política

dos jovens no Sul do Brasil”, realizada pelo Núcleo

de Pesquisa sobre América Latina da Universidade

Federal do Rio Grande do Sul (NUPESAL-UFRGS).

A pesquisa tipo

survey

utilizada foi aplicada nas

cidades de Porto Alegre/ RS (entre abril e junho

de 2015), com 690 jovens, Florianópolis/SC (entre

maio e junho de 2016), com 571 jovens, e Curitiba/

PR (em abril de 2016), com 774 jovens, de 13 a 24

anos de escolas públicas e privadas (do 1º ao 3º

ano do ensino médio).