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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT5: REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, JUVENTUDE E GÊNERO
CAPITAL SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
EDUCACIONAIS NO SUL DO BRASIL
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Ana Julia Bonzanini Bernardi
UFRGS
Doutoranda em Ciência Política do Programa
de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS.
anajuliabbernardi@hotmail.comJennifer Azambuja de Morais – UFRGS
Doutora em Ciência Política pela
UFRGS. Pós-doutoranda do Programa de Pós-
Graduação em Ciência Política da UFRGS.
jennifer.amorais@gmail.comNo cenário atual de crise política brasileira,
passou-se a questionar o modelo de desenvolvi-
mento social que vem sendo aplicado ao longo
dos últimos anos, sobretudo no que se dialoga en-
tre políticas sociais e inclusão produtiva para eli-
minação da extrema pobreza no país. Desde a
eleição de Luís Inácio da Silva (Lula) em 2002, o
País passou a adotar uma série de políticas sociais,
projetando como principal meta o fim da miséria,
ampliando o atendimento a segmentos da popu-
lação marginalizados da sociedade, aliada a uma
estratégia de universalização da educação (PO-
CHMANN, 2010; LAVINAS, 2007). Desta maneira, no
âmbito do Programa Fome Zero, o Programa Bol-
sa Família (PBF) adotou como uma das suas con-
dicionalidades para o recebimento do auxílio, a
frequência escolar de crianças das famílias bene-
ficiadas. Com o intuito de focalizar na educação
das camadas mais pobres criou-se a Secretaria
de Educação Continuada, Alfabetização, Diversi-
1 A pesquisa que deu origem a este artigo foi financiada por
meio da Chamada Universal MCTI/CNPq Nº 14/2014.