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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT5: REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, JUVENTUDE E GÊNERO

CAPITAL SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS

EDUCACIONAIS NO SUL DO BRASIL

1

Ana Julia Bonzanini Bernardi

UFRGS

Doutoranda em Ciência Política do Programa

de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS.

anajuliabbernardi@hotmail.com

Jennifer Azambuja de Morais – UFRGS

Doutora em Ciência Política pela

UFRGS. Pós-doutoranda do Programa de Pós-

Graduação em Ciência Política da UFRGS.

jennifer.amorais@gmail.com

No cenário atual de crise política brasileira,

passou-se a questionar o modelo de desenvolvi-

mento social que vem sendo aplicado ao longo

dos últimos anos, sobretudo no que se dialoga en-

tre políticas sociais e inclusão produtiva para eli-

minação da extrema pobreza no país. Desde a

eleição de Luís Inácio da Silva (Lula) em 2002, o

País passou a adotar uma série de políticas sociais,

projetando como principal meta o fim da miséria,

ampliando o atendimento a segmentos da popu-

lação marginalizados da sociedade, aliada a uma

estratégia de universalização da educação (PO-

CHMANN, 2010; LAVINAS, 2007). Desta maneira, no

âmbito do Programa Fome Zero, o Programa Bol-

sa Família (PBF) adotou como uma das suas con-

dicionalidades para o recebimento do auxílio, a

frequência escolar de crianças das famílias bene-

ficiadas. Com o intuito de focalizar na educação

das camadas mais pobres criou-se a Secretaria

de Educação Continuada, Alfabetização, Diversi-

1 A pesquisa que deu origem a este artigo foi financiada por

meio da Chamada Universal MCTI/CNPq Nº 14/2014.