302
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT5: REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, JUVENTUDE E GÊNERO
grir a educação, para que os espaços educativos
sejam ambientes que proporcionem segurança e
incentivo ao desenvolvimento da formação das
identidades. Levando em conta, a partir da nar-
rativa desta pesquisa, os desafios e possibilidades
de uma formação docente e artística necessária
para a efetividade dessas ações.
Palavras-chave:
Afroperspectividade; identidade;
formação artística.
REFERÊNCIAS
GOMES, Nilma Lino. Educação, identidade negra
e formação de professores/as: um olhar so-
bre o corpo negro e o cabelo crespo.
Edu-
cação e Pesquisa
, São Paulo, v.2 9, n. 1, jan./
jun. 2003, p. 167-182.
NOGUERA, Renato. Denegrindo a educação: Um
ensaio filosófico para uma pedagogia da
pluriversalidade.
Revista Sul-Americana de
Filosofia e Educação
, n.1 8: maio/out. 2012,
p. 62-73.
SOUZA, Neusa Santos.
Tornar-se negro
: as vissitu-
des da identidade do negro brasileiro em
ascenção social. 2. ed. Rio de Janeiro: Edi-
ções Graal, 1990.