307
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT5: REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, JUVENTUDE E GÊNERO
EDUCAR OU ENSINAR: CONFLITO
ENTRE FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE
- NOVOS CONTORNOS SE FOR
TRABALHADO EM CÍRCULOS DE PAZ
Suzana Damiani
(UCS)
Doutora pela Universidad Del Salvador,
Argentina; Mestre em Letras pela PUCRS; docente na
Universidade de Caxias do Sul, onde cursou Letras
e Direito e aluna especial do Doutorado em Direito.
Colaboradora do Projeto de Pesquisa Observatório de
Justiça Restaurativa do Município de Caxias do Sul, apoio
CNPq e edital Universal. E-mail:s
udamiani@gmail.com.Claudia Maria Hansel
(UCS)
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do
Vale do Rio dos Sinos e Mestre em Direito pela Universidade
de Caxias do Sul, onde também leciona. Coordenadora do
Projeto de Pesquisa Observatório de Justiça Restaurativa
do Município de Caxias do Sul, apoio CNPq e edital
Universal. E-mail:
hanselclaudiamaria@gmail.com.Victória Antônia Tadiello Passarela
(UCS)
Bolsista (BIC-UCS), acadêmica do 3o semestre
do Curso de Direito, bolsista do Projeto de Pesquisa
Observatório de Justiça Restaurativa do Município
de Caxias do Sul, apoio CNPq e edital Universal.
RESUMO:
A sociedade sofreu profundas modifi-
cações no modo de educar as crianças e ado-
lescentes. A mudança trazida ao longo dos anos
desencadeou certos conflitos, como, por exemplo,
definir quem é responsável pelo educar e por ensi-
nar (distinção que merece atenção). O art. 227 da
Constituição Federal de 1988 prevê que é “dever