Table of Contents Table of Contents
Previous Page  307 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 307 / 638 Next Page
Page Background

307

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT5: REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, JUVENTUDE E GÊNERO

EDUCAR OU ENSINAR: CONFLITO

ENTRE FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE

- NOVOS CONTORNOS SE FOR

TRABALHADO EM CÍRCULOS DE PAZ

Suzana Damiani

(UCS)

Doutora pela Universidad Del Salvador,

Argentina; Mestre em Letras pela PUCRS; docente na

Universidade de Caxias do Sul, onde cursou Letras

e Direito e aluna especial do Doutorado em Direito.

Colaboradora do Projeto de Pesquisa Observatório de

Justiça Restaurativa do Município de Caxias do Sul, apoio

CNPq e edital Universal. E-mail:s

udamiani@gmail.com.

Claudia Maria Hansel

(UCS)

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do

Vale do Rio dos Sinos e Mestre em Direito pela Universidade

de Caxias do Sul, onde também leciona. Coordenadora do

Projeto de Pesquisa Observatório de Justiça Restaurativa

do Município de Caxias do Sul, apoio CNPq e edital

Universal. E-mail:

hanselclaudiamaria@gmail.com.

Victória Antônia Tadiello Passarela

(UCS)

Bolsista (BIC-UCS), acadêmica do 3o semestre

do Curso de Direito, bolsista do Projeto de Pesquisa

Observatório de Justiça Restaurativa do Município

de Caxias do Sul, apoio CNPq e edital Universal.

RESUMO:

A sociedade sofreu profundas modifi-

cações no modo de educar as crianças e ado-

lescentes. A mudança trazida ao longo dos anos

desencadeou certos conflitos, como, por exemplo,

definir quem é responsável pelo educar e por ensi-

nar (distinção que merece atenção). O art. 227 da

Constituição Federal de 1988 prevê que é “dever