Table of Contents Table of Contents
Previous Page  309 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 309 / 638 Next Page
Page Background

309

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT5: REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, JUVENTUDE E GÊNERO

des, conflitos, ou mesmo de abrir um espaço para

reflexões e possíveis mudanças de postura frente à

tarefa de educar (complexa e de responsabilidade

de todos) pode ser vislumbrada com a realização

de círculos de construção de paz, metodologia

usada pela justiça restaurativa. Os círculos, organi-

zados e conduzidos por um facilitador capacitado,

oportunizam às partes uma situação de diálogo

que possibilite, com a escuta, buscar um consen-

so, a fim de solucionar o conflito (PRANIS, 2010). Este

trabalho está pautado na análise da legislação su-

pramencionada em comparação com os dados

fornecidos pela CIPAVE – Caxias do Sul, bem como

em imagens (posts em redes sociais) destacando

as atribuições de ensinar e de educar, normalmen-

te, estabelecendo que “quem educa é a família e

quem ensina é a escola”. As reflexões que os mate-

riais de estudo oportunizaram até o momento auxi-

liam no processo de construção de novos saberes,

de novas formas de entender o que a sociedade

(escola e profissionais da educação em sua maio-

ria) têm como concepção de seu papel, mesmo

que não seja possível apresentar dados conclusi-

vos, pois a pesquisa está em seu estágio inicial. O

trabalho, de cunho analítico, busca explorar as pre-

visões legais e comparar com o discurso presente,

em especial, nas redes sociais, como facebook,

em

posts

em que está registrada a distinção entre

educar e ensinar, bem como a vinculação aos res-

ponsáveis por cada uma delas. Um dos estudos do

Observatório de Justiça Restaurativa do Município

de Caxias do Sul, a presente proposta de investiga-

ção, está em estágio inicial de coleta e análise de

dados. Os resultados indicam para um expressivo

número de compartilhamentos por parte de profis-

sionais das áreas das licenciaturas, evidenciando