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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT7: DIREITOS HUMANOS E DESIGUALDADES SOCIAIS

JOVENS EGRESSOS DE MEDIDAS

SOCIOEDUCATIVAS, MEMÓRIA

COLETIVA E TRAUMA

Analice Brusius

(UNISINOS)

Fátima Sabrina da Rosa

(UNISINOS)

O objetivo deste estudo é refletir teorica-

mente sobre a trajetória de jovens egressos de

medidas socioeducativas de internação estabe-

lecendo relações com os estudos sobre memó-

ria coletiva (HALBWACHS, 2003) e sobre o trauma

(SANTOS, 2013). Estas reflexões são parte de um

estudo em fase inicial sobre o percurso destes jo-

vens no momento pós-institucionalização. A perti-

nência deste marco analítico está em considerar

o contexto relacional do jovem em toda a sua

diversidade, localizada tanto na dimensão social,

quanto na temporal, pois compreende o tempo

do passado como se atualizando no presente.

Entre os estudos encontrados relativos à

vida dos jovens egressos de medidas socioeduca-

tivas de internação, Evangelista (2011) traz contri-

buições em relação à vida familiar, escolar e co-

munitária e também analisa os efeitos provocados

pela institucionalização. Apresenta como base

empírica jovens vivenciando período de pós-insti-

tucionalização no estado do Rio Grande do Nor-

te. Destaca-se entre as percepções destes jovens

um contexto de violações de direitos no âmbito

institucional. Os jovens egressos referiram que nas

condições de superpopulação e confinamento

sem realização de atividades pedagógicas, não