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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT7: DIREITOS HUMANOS E DESIGUALDADES SOCIAIS
JOVENS EGRESSOS DE MEDIDAS
SOCIOEDUCATIVAS, MEMÓRIA
COLETIVA E TRAUMA
Analice Brusius
(UNISINOS)
Fátima Sabrina da Rosa
(UNISINOS)
O objetivo deste estudo é refletir teorica-
mente sobre a trajetória de jovens egressos de
medidas socioeducativas de internação estabe-
lecendo relações com os estudos sobre memó-
ria coletiva (HALBWACHS, 2003) e sobre o trauma
(SANTOS, 2013). Estas reflexões são parte de um
estudo em fase inicial sobre o percurso destes jo-
vens no momento pós-institucionalização. A perti-
nência deste marco analítico está em considerar
o contexto relacional do jovem em toda a sua
diversidade, localizada tanto na dimensão social,
quanto na temporal, pois compreende o tempo
do passado como se atualizando no presente.
Entre os estudos encontrados relativos à
vida dos jovens egressos de medidas socioeduca-
tivas de internação, Evangelista (2011) traz contri-
buições em relação à vida familiar, escolar e co-
munitária e também analisa os efeitos provocados
pela institucionalização. Apresenta como base
empírica jovens vivenciando período de pós-insti-
tucionalização no estado do Rio Grande do Nor-
te. Destaca-se entre as percepções destes jovens
um contexto de violações de direitos no âmbito
institucional. Os jovens egressos referiram que nas
condições de superpopulação e confinamento
sem realização de atividades pedagógicas, não