1466
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
com Famílias, aplicação de Questionários para Alunos de tur-
mas de B30 a C30, entrevistas através de Grupos Focais com
corte geracional e etário com Alunos da EJA, Entrevistas com
técnicos de serviços da região Saúde/Assistência/Segurança,
Roda de debate com lideranças comunitárias (Conselho Po-
pular da Lomba do Pinheiro, Horta Comunitária, Associação
de Moradores da Vila Panorama, Conselho Tutelar, Ong CPCA
- Centro de Promoção da Criança e do Adolescente, ativista
e ex-diretora da escola) e Pesquisa Documental (indicadores
sociais, serviços públicos e movimentos sociais).
Os dados coletados foram socializados, tabulados e
analisados em formações internas, em um extraordinário
processo de (re) conhecimento das realidades locais, práti-
cas sociais e representações de estudantes, familiares, ope-
radores públicos e lideranças comunitárias. A sistematização
coletiva chegou até a seleção das falas e situações mais sig-
nificativas da pesquisa sócio antropológica.
NO MEIO DO CAMINHO HAVIA UMA PEDRA...
Infelizmente as tensões provocadas pelo processo
eleitoral interno na escola, associado ao período de eleições
municipais, não permitiram que fosse dada continuidade ao
processo de planejamento coletivo da escola a partir da in-
vestigação realizada. Em2017, o planejamento inicial da nova
equipe diretiva, que propunha a retomada do processo, teve
que ser alterado dado às turbulentas relações estabelecidas
pelos novos gestores à frente da SMED, com a imposição de
nova rotina escolar e o fim das reuniões pedagógicas com
todo o coletivo de educadores e ataques à autonomia das
escolas, que se ampliaram em 2018. Tais fatores, endógenos
e exógenos, ainda são temas candentes e o processo ainda
está em abertos e muitos de nós nos perguntamos:
quanto
e como retomar o fio da meada?
A RETOMADA DA PESQUISA NO CHÃO DA SALA DE AULA
Em que pese as dificuldades do contexto e de gestão
coletiva, muitas práticas da escola retomaram e vêm ten-