Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1466 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1466 / 2428 Next Page
Page Background

1466

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

com Famílias, aplicação de Questionários para Alunos de tur-

mas de B30 a C30, entrevistas através de Grupos Focais com

corte geracional e etário com Alunos da EJA, Entrevistas com

técnicos de serviços da região Saúde/Assistência/Segurança,

Roda de debate com lideranças comunitárias (Conselho Po-

pular da Lomba do Pinheiro, Horta Comunitária, Associação

de Moradores da Vila Panorama, Conselho Tutelar, Ong CPCA

- Centro de Promoção da Criança e do Adolescente, ativista

e ex-diretora da escola) e Pesquisa Documental (indicadores

sociais, serviços públicos e movimentos sociais).

Os dados coletados foram socializados, tabulados e

analisados em formações internas, em um extraordinário

processo de (re) conhecimento das realidades locais, práti-

cas sociais e representações de estudantes, familiares, ope-

radores públicos e lideranças comunitárias. A sistematização

coletiva chegou até a seleção das falas e situações mais sig-

nificativas da pesquisa sócio antropológica.

NO MEIO DO CAMINHO HAVIA UMA PEDRA...

Infelizmente as tensões provocadas pelo processo

eleitoral interno na escola, associado ao período de eleições

municipais, não permitiram que fosse dada continuidade ao

processo de planejamento coletivo da escola a partir da in-

vestigação realizada. Em2017, o planejamento inicial da nova

equipe diretiva, que propunha a retomada do processo, teve

que ser alterado dado às turbulentas relações estabelecidas

pelos novos gestores à frente da SMED, com a imposição de

nova rotina escolar e o fim das reuniões pedagógicas com

todo o coletivo de educadores e ataques à autonomia das

escolas, que se ampliaram em 2018. Tais fatores, endógenos

e exógenos, ainda são temas candentes e o processo ainda

está em abertos e muitos de nós nos perguntamos:

quanto

e como retomar o fio da meada?

A RETOMADA DA PESQUISA NO CHÃO DA SALA DE AULA

Em que pese as dificuldades do contexto e de gestão

coletiva, muitas práticas da escola retomaram e vêm ten-