XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1463
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
ancoramos o trabalho na base de situações-problemas, ad-
vindas do cotidiano escolar e seu entorno. Por situação-pro-
blema entendemos a perspectiva epistemológica, política e
pedagógica conceituada por Paulo Freire: situações existen-
ciais vividas, captadas pelos educadores-investigadores, que
apresentam limites explicativos, passíveis de serem com-
preendidos criticamente e de se constituírem em objetos da
ação humana na perspectiva do que Freire chamava de inédi-
to-viável (FREIRE, 1984). Tal opção implica, desde a referência
sistematizada por Silva (2007),
em um processo metodológi-
co de investigação, problematização, sistematização, apreen-
são crítica e construção de plano de ação a partir da Educação
Popular freiriana, como evidencia o esquema a seguir.
CURRÍCULO E CONSTRUÇÃO SOCIAL DO
CONHECIMENTO
Essa compreensão de currículo como processo e não
como um documento prescrito e encerrado nos desafia a
(re) leitura da realidade socioeconômica e cultural a qual es-
tamos inseridos.