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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

ancoramos o trabalho na base de situações-problemas, ad-

vindas do cotidiano escolar e seu entorno. Por situação-pro-

blema entendemos a perspectiva epistemológica, política e

pedagógica conceituada por Paulo Freire: situações existen-

ciais vividas, captadas pelos educadores-investigadores, que

apresentam limites explicativos, passíveis de serem com-

preendidos criticamente e de se constituírem em objetos da

ação humana na perspectiva do que Freire chamava de inédi-

to-viável (FREIRE, 1984). Tal opção implica, desde a referência

sistematizada por Silva (2007),

em um processo metodológi-

co de investigação, problematização, sistematização, apreen-

são crítica e construção de plano de ação a partir da Educação

Popular freiriana, como evidencia o esquema a seguir.

CURRÍCULO E CONSTRUÇÃO SOCIAL DO

CONHECIMENTO

Essa compreensão de currículo como processo e não

como um documento prescrito e encerrado nos desafia a

(re) leitura da realidade socioeconômica e cultural a qual es-

tamos inseridos.