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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

O Currículo nunca é simplesmente uma montagem

neutra de conhecimentos, que de alguma forma

aparece nos livros e nas salas de aula de um país.

Sempre parte de uma tradição seletiva, da seleção

feita por alguém, da visão que algum grupo tem do

que seja o conhecimento legítimo. Ele é produzido

pelos conflitos, tensões e compromissos culturais,

políticos e econômicos que organizam e desorga-

nizam um povo. (APLLE, 2000: p. 53).

O ponto de partida do processo de construção de

conhecimento foi, na experiência narrada, a prática social

e suas representações, para daí estabelecer a dialogicidade

freiriana, articulando conhecimentos dos saberes populares

com os conhecimentos sistematizados.

Nessa lógica, a realidade dos educandos e das comu-

nidades se constituiu como fonte do currículo e procuramos

interagir na vida social da comunidade com que estivemos

envolvidos, procurando captar a rede de relações sociais

que atravessa a comunidade, os problemas que a desafiam

e a percepção que a população tem de sua própria situação

e de suas possibilidades de mudanças.

Caracterizamos a seguir o contexto e o processo vi-

venciado desde a Escola na qual a experiência se realizou.

CONTEXTO

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilai-

re situa-se na zona leste de Porto Alegre, na Vila Panorama,

parte do bairro Lomba do Pinheiro e próxima à divisa com o

município de Viamão, nas cercanias do Parque Saint Hilaire,

uma área de proteção ambiental com 940 hectares, com flo-

ra exuberante, onde se localizam as nascentes dos principais

arroios da cidade e a Barragem da Lomba do Sabão. A es-

cola conta atualmente com cerca de 1200 matriculados, do

Jardim B até a Totalidade 6, e 90 professores.

A Região da Lomba do Pinheiro/Agronomia tem ofi-

cialmente 62.315 habitantes, com área de 50,65 km², que

representa 10,64% da área do município (OBSERVAPOA,

2015), com vastas áreas verdes ainda preservadas. Hoje, a