1464
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
O Currículo nunca é simplesmente uma montagem
neutra de conhecimentos, que de alguma forma
aparece nos livros e nas salas de aula de um país.
Sempre parte de uma tradição seletiva, da seleção
feita por alguém, da visão que algum grupo tem do
que seja o conhecimento legítimo. Ele é produzido
pelos conflitos, tensões e compromissos culturais,
políticos e econômicos que organizam e desorga-
nizam um povo. (APLLE, 2000: p. 53).
O ponto de partida do processo de construção de
conhecimento foi, na experiência narrada, a prática social
e suas representações, para daí estabelecer a dialogicidade
freiriana, articulando conhecimentos dos saberes populares
com os conhecimentos sistematizados.
Nessa lógica, a realidade dos educandos e das comu-
nidades se constituiu como fonte do currículo e procuramos
interagir na vida social da comunidade com que estivemos
envolvidos, procurando captar a rede de relações sociais
que atravessa a comunidade, os problemas que a desafiam
e a percepção que a população tem de sua própria situação
e de suas possibilidades de mudanças.
Caracterizamos a seguir o contexto e o processo vi-
venciado desde a Escola na qual a experiência se realizou.
CONTEXTO
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilai-
re situa-se na zona leste de Porto Alegre, na Vila Panorama,
parte do bairro Lomba do Pinheiro e próxima à divisa com o
município de Viamão, nas cercanias do Parque Saint Hilaire,
uma área de proteção ambiental com 940 hectares, com flo-
ra exuberante, onde se localizam as nascentes dos principais
arroios da cidade e a Barragem da Lomba do Sabão. A es-
cola conta atualmente com cerca de 1200 matriculados, do
Jardim B até a Totalidade 6, e 90 professores.
A Região da Lomba do Pinheiro/Agronomia tem ofi-
cialmente 62.315 habitantes, com área de 50,65 km², que
representa 10,64% da área do município (OBSERVAPOA,
2015), com vastas áreas verdes ainda preservadas. Hoje, a