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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Lomba conta com 42 vilas e estima-se que existam mais

de 50 assentamentos irregulares ou clandestinos. Histori-

camente teve, depois de um período inicial marcado pela

pecuária, sua vocação marcada pela produção e abasteci-

mento da cidade com de gêneros primários, como leite e

hortifrutigranjeiros. A partir da década de 1970 surge, com

o êxodo rural, a proliferação de vários loteamentos clandes-

tinos e uma maior ocupação urbana e as lutas sociais em

torno da regularização fundiária e serviços de infraestrutura.

(FREIRE, 2000; ROSA, 2013; MELLO, 2016).

A Lomba do Pinheiro é também reconhecida publi-

camente por sua organização comunitária e popular, com

destaque para a atuação do Conselho Popular da Lomba,

que congrega e articula as lutas de dezenas de entidades

da região.

Um dos maiores desafios postos na atualidade é, na

percepção de muitas das lideranças comunitárias (SOUSA,

2010, 2015), assegurar critérios para o crescimento demo-

gráfico, com a manutenção do desenvolvimento sustentável

e ambiental da região, haja vista a existência de um novo

ciclo de ocupação, com o crescimento desordenado dos lo-

teamentos e condomínios habitacionais, que tem levado à

saturação e precarização dos serviços públicos, degradação

ambiental e problemas de ordem social.

PESQUISA SÓCIO ANTROPOLÓGICA E TEMAS

GERADORES

A EMEF Saint Hilaire retomou a partir de meados de

2015, um dos ideários que marcou a presença da organiza-

ção curricular por Ciclos de Formação, o planejamento te-

mático a partir de uma pesquisa de realidade coletiva.

Tal processo envolveu formações internas preparatórias

e de capacitação, a criação de uma comissão organizadora,

com representantes de todos os segmentos da comunida-

de escolar, o planejamento coletivo e participativo e a via-

bilização de diversas estratégias de investigação viabilizadas

no início do ano letivo de 2016: Realização das Entrevistas