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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

Conforme a proposta do trabalho realizado, na disci-

plina de

Geografia

trabalhamos com diferentes enfoques

da paisagem urbana. Justamente por que esse é o conceito

que tem na perspectiva do olhar a sua base. Trazendo o “de

fora” para “dentro de si”, como apregoa Chauí. No entanto,

não confundamos o “de fora” com o longínquo. A partir da

leitura da interface entre paisagem urbana e rural às quais

nossos alunos e alunas estão inseridos, procuramos ressaltar

o que eles já sabem e, também, dar novas interpretações

para os lugares por que eles passam no cotidiano, sem mui-

tas vezes, haver um questionamento sobre porque as coisas

são como estão.

Nesse sentido, o papel da Geografia como disciplina

escolar é entender não somente os “porquês”, mas também

os “ondes”. Se não conseguimos ver as relações mais cor-

riqueiras e cotidianas, o que está sob nossos narizes, mas

além de nossos olhos, não há sentido algum de estudar o

que fica distante e, dessa forma, descontextualizado.

Refletir sobre a realidade cotidiana é fundamental

para que tenhamos uma educação libertadora. Como desta-

cou Paulo Freire:

Mas para mim, desde o início, nunca foi possível

separar a leitura das palavras da leitura do mundo.

Segundo, também não era possível separar a leitura

do mundo da escrita do mundo. Ou seja, linguagem

(FREIRE, 2001, p. 56).

Em

Filosofia

a problematização das falas significativas

(temas geradores) advindas da pesquisa apontou para um

trabalho que privilegiou as relações entre as temáticas: Lazer

e Cultura; Lazer e Lazer e Politicas Públicas e Lazer e Direitos

Humanos. Desse modo tiveram destaques os campos de es-

tudo em torno da Ética, Estética e Política

.

No âmbito do Ensino Fundamental é objetivo da dis-

ciplina desenvolver a cultura da investigação filosófica, que

consiste em tomar como objeto de estudo o próprio ato

de existência, a partir de situações-problemas da realidade

vivida e percebida, e construir possibilidades de superação