XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
Conforme a proposta do trabalho realizado, na disci-
plina de
Geografia
trabalhamos com diferentes enfoques
da paisagem urbana. Justamente por que esse é o conceito
que tem na perspectiva do olhar a sua base. Trazendo o “de
fora” para “dentro de si”, como apregoa Chauí. No entanto,
não confundamos o “de fora” com o longínquo. A partir da
leitura da interface entre paisagem urbana e rural às quais
nossos alunos e alunas estão inseridos, procuramos ressaltar
o que eles já sabem e, também, dar novas interpretações
para os lugares por que eles passam no cotidiano, sem mui-
tas vezes, haver um questionamento sobre porque as coisas
são como estão.
Nesse sentido, o papel da Geografia como disciplina
escolar é entender não somente os “porquês”, mas também
os “ondes”. Se não conseguimos ver as relações mais cor-
riqueiras e cotidianas, o que está sob nossos narizes, mas
além de nossos olhos, não há sentido algum de estudar o
que fica distante e, dessa forma, descontextualizado.
Refletir sobre a realidade cotidiana é fundamental
para que tenhamos uma educação libertadora. Como desta-
cou Paulo Freire:
Mas para mim, desde o início, nunca foi possível
separar a leitura das palavras da leitura do mundo.
Segundo, também não era possível separar a leitura
do mundo da escrita do mundo. Ou seja, linguagem
(FREIRE, 2001, p. 56).
Em
Filosofia
a problematização das falas significativas
(temas geradores) advindas da pesquisa apontou para um
trabalho que privilegiou as relações entre as temáticas: Lazer
e Cultura; Lazer e Lazer e Politicas Públicas e Lazer e Direitos
Humanos. Desse modo tiveram destaques os campos de es-
tudo em torno da Ética, Estética e Política
.
No âmbito do Ensino Fundamental é objetivo da dis-
ciplina desenvolver a cultura da investigação filosófica, que
consiste em tomar como objeto de estudo o próprio ato
de existência, a partir de situações-problemas da realidade
vivida e percebida, e construir possibilidades de superação