Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1472 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1472 / 2428 Next Page
Page Background

1472

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

individual e coletiva dos desafios identificados. E Isso impli-

ca na distinção do senso comum da leitura crítica de reali-

dade, dada a partir do diálogo filosófico onde as perguntas

e a construção de argumentos cumprem um papel especial

(CAMPOS, 2008; SARDI, 2007). Nesse caso operou-se com

conceitos como ética, poder, território, direitos humanos

desigualdade e justiça social.

As

Artes

, representações da relação do sujeito com o

meio em que está inserido, permitem tanto ver e compreen-

der a cidade como intervir sobre ela manifestando e divul-

gando ideias. Nesse sentido, a fotografia foi usada como

forma de registro e expressão e os lambe-lambes como uma

intervenção crítica.

Manifestações artísticas como grafite, pichação, lam-

bes e adesivos compõem a paisagem de muitas cidades

ampliando um “mundo visual” repleto de linguagens insti-

tucionalizas como os cartazes de propagando, por exemplo.

A arte urbana “expõe, em muitos sentidos, as contradições e

desigualdades de uma sociedade mediada pelo capital, em

que a expressão popular, muitas vezes, não é considerada,

pois, do ponto de vista das relações mercantis, não é produ-

tiva” (FERREIRA, KOPANAKIS, 2015, p.83). Essas produções

artísticas “de rua” tornam-se expressão de pessoas que vi-

vem em espaços que necessitam de melhores condições de

vida, de igualdade e de incentivo às manifestações de lazer,

dentre outras demandas.

Os alunos e alunas foram orientados a produção de

relatórios de campo, de fotografias relacionando os concei-

tos trabalhados e problematizados em sala de aula com a

realidade experienciada durante a saída de campo. Os alu-

nos que não puderam participar do passeio realizaram pes-

quisas em sites de busca de imagens usando o nome do

bairro como palavra-chave e avaliaram que ideia/represen-

tação do bairro as mesmas divulgavam (dentre elas: con-

flitos com a polícia, acidentes, apresentações de alunos e

projetos culturais). Além disso, participaram de uma roda de

conversa com os estudantes que participaram da saída na