1472
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
individual e coletiva dos desafios identificados. E Isso impli-
ca na distinção do senso comum da leitura crítica de reali-
dade, dada a partir do diálogo filosófico onde as perguntas
e a construção de argumentos cumprem um papel especial
(CAMPOS, 2008; SARDI, 2007). Nesse caso operou-se com
conceitos como ética, poder, território, direitos humanos
desigualdade e justiça social.
As
Artes
, representações da relação do sujeito com o
meio em que está inserido, permitem tanto ver e compreen-
der a cidade como intervir sobre ela manifestando e divul-
gando ideias. Nesse sentido, a fotografia foi usada como
forma de registro e expressão e os lambe-lambes como uma
intervenção crítica.
Manifestações artísticas como grafite, pichação, lam-
bes e adesivos compõem a paisagem de muitas cidades
ampliando um “mundo visual” repleto de linguagens insti-
tucionalizas como os cartazes de propagando, por exemplo.
A arte urbana “expõe, em muitos sentidos, as contradições e
desigualdades de uma sociedade mediada pelo capital, em
que a expressão popular, muitas vezes, não é considerada,
pois, do ponto de vista das relações mercantis, não é produ-
tiva” (FERREIRA, KOPANAKIS, 2015, p.83). Essas produções
artísticas “de rua” tornam-se expressão de pessoas que vi-
vem em espaços que necessitam de melhores condições de
vida, de igualdade e de incentivo às manifestações de lazer,
dentre outras demandas.
Os alunos e alunas foram orientados a produção de
relatórios de campo, de fotografias relacionando os concei-
tos trabalhados e problematizados em sala de aula com a
realidade experienciada durante a saída de campo. Os alu-
nos que não puderam participar do passeio realizaram pes-
quisas em sites de busca de imagens usando o nome do
bairro como palavra-chave e avaliaram que ideia/represen-
tação do bairro as mesmas divulgavam (dentre elas: con-
flitos com a polícia, acidentes, apresentações de alunos e
projetos culturais). Além disso, participaram de uma roda de
conversa com os estudantes que participaram da saída na