XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1473
EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)
qual dialogaram sobre a vivência no bairro e os espaços que
conheciam e não conheciam dentro da comunidade.
SISTEMATIZAÇÕES E BALANÇO
Iniciativas como a relatada evidenciam a importância
de ruptura dos “anéis de aço” entre os componentes cur-
riculares e anos de escolarização (PERNAMBUCO, 1993) e
o quanto ganhamos nesse processo, educadores - que
percebem o quanto é mais prazeroso e eficaz a o trabalho
conjunto, e principalmente os educandos – que percebem a
integração e diálogo enriquecedor entre as áreas de conhe-
cimento e componentes curriculares.
A capacidade de fazermos coletivamente a seleção, or-
ganização e hierarquização de conhecimentos escolares sig-
nificativos pressupõe, desde uma opção pela educação crítica
contra-hegemônica, perceber como a ideologia e a hegemo-
nia operam no interior da instituição escolar e no âmbito so-
cial mais amplo (FREIRE,1984; APPLE, 2006). Daí a importância
de critérios claros, como a problematização, a contextualiza-
ção e a leitura crítica de mundo como ponto de partida inicial
para a construção de programas educativos em uma perspec-
tiva emancipatória (FREIRE, 1984; MELLO, 2005; SILVA, 2007).
Não se trata, portanto, de uma simples justaposi-
ção ou de agregação de conteúdos escolares, mas de uma
construção dialógica a partir de um processo de problema-
tização e mediação coletiva, que questiona a tradição sele-
tiva (WILLIAMS, 1979) na organização dos conhecimentos
escolares e estimula a tomada de posição e o juízo por
parte dos educandos.
O caminho percorrido buscou, portanto, ao eleger temas
geradores como uma opção metodológica, seguir os passos
que orientaram os fazeres educativos: Investigação; Problema-
tização; Sistematização; Apreensão crítica; Plano de Ação.
A CAMINHO DO CEU...
Destacamos aqui uma das atividades, que teve espe-
cial importância como a síntese da culminância do trabalho