Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1473 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1473 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1473

EIXO 11 – PAULO FREIRE EM DIÁLOGO COM OUTROS(AS) AUTORES(AS)

qual dialogaram sobre a vivência no bairro e os espaços que

conheciam e não conheciam dentro da comunidade.

SISTEMATIZAÇÕES E BALANÇO

Iniciativas como a relatada evidenciam a importância

de ruptura dos “anéis de aço” entre os componentes cur-

riculares e anos de escolarização (PERNAMBUCO, 1993) e

o quanto ganhamos nesse processo, educadores - que

percebem o quanto é mais prazeroso e eficaz a o trabalho

conjunto, e principalmente os educandos – que percebem a

integração e diálogo enriquecedor entre as áreas de conhe-

cimento e componentes curriculares.

A capacidade de fazermos coletivamente a seleção, or-

ganização e hierarquização de conhecimentos escolares sig-

nificativos pressupõe, desde uma opção pela educação crítica

contra-hegemônica, perceber como a ideologia e a hegemo-

nia operam no interior da instituição escolar e no âmbito so-

cial mais amplo (FREIRE,1984; APPLE, 2006). Daí a importância

de critérios claros, como a problematização, a contextualiza-

ção e a leitura crítica de mundo como ponto de partida inicial

para a construção de programas educativos em uma perspec-

tiva emancipatória (FREIRE, 1984; MELLO, 2005; SILVA, 2007).

Não se trata, portanto, de uma simples justaposi-

ção ou de agregação de conteúdos escolares, mas de uma

construção dialógica a partir de um processo de problema-

tização e mediação coletiva, que questiona a tradição sele-

tiva (WILLIAMS, 1979) na organização dos conhecimentos

escolares e estimula a tomada de posição e o juízo por

parte dos educandos.

O caminho percorrido buscou, portanto, ao eleger temas

geradores como uma opção metodológica, seguir os passos

que orientaram os fazeres educativos: Investigação; Problema-

tização; Sistematização; Apreensão crítica; Plano de Ação.

A CAMINHO DO CEU...

Destacamos aqui uma das atividades, que teve espe-

cial importância como a síntese da culminância do trabalho