517
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT7: DIREITOS HUMANOS E DESIGUALDADES SOCIAIS
GÊNERO E RAÇA: UMA ANÁLISE
SOBRE TAIS DIÁLOGOS DENTRO
DA SALA DE AULA
1
Amanda dos Santos Vieira
Graduanda em Pedagogia; Integrante do Grupo
de Pesquisa em Direitos Humanos, Relações Raciais e
Feminismos. E-mail:
amanda.s.vieira@hotmail.com;(Universidade do Extremo Sul Catarinense)
Tal pesquisa tem como objetivo repensar os
silenciamentos atingem as crianças dentro de sala
de aula, bem como reanalisar a forma de ensino
para que possamos educar sem estabelecer pa-
drões em questões de gênero e raça. A metodo-
logia utilizada será pesquisa bibliográfica e docu-
mental, bem como análise de textos e conceitos,
utilizando como base autoras como Angela Davis,
Bell Hoocks, Patrícia Hill Collin, Chimamanda Ngo-
zi Adiche. Analisar também políticas públicas que
vem a intervir – positivamente ou não- na sala de
aula e observar como se aplicam. Bem como, pro-
cura-se entender o porquê deste medo de que es-
tas questões como gênero e raça sejam discutidas
dentro de sala de aula.
Há uma grande discussão quando a ques-
tão é gênero e sala de aula. Muitas vezes tais
opiniões vêm a tentar silenciar tanto professores
quanto crianças e gerar questionamentos sobre
até onde a escola tem direito/dever de explicar.
Passa despercebido os papéis de gênero que ain-
1 Esta pesquisa é orientada pelas professoras profª Dra. Fernanda
da Silva Lima (professora permanente no Programa de Pós-Gra-
duação em Direito da UNESC (mestrado acadêmico)) e pela
profª Mestre Lucy Cristina Ostetto do Curso de História e de Pe-
dagogia. A pesquisa está vinculada como projeto de iniciação
científica do Programa PIBIC/CNPq/UNESC.