Table of Contents Table of Contents
Previous Page  517 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 517 / 638 Next Page
Page Background

517

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT7: DIREITOS HUMANOS E DESIGUALDADES SOCIAIS

GÊNERO E RAÇA: UMA ANÁLISE

SOBRE TAIS DIÁLOGOS DENTRO

DA SALA DE AULA

1

Amanda dos Santos Vieira

Graduanda em Pedagogia; Integrante do Grupo

de Pesquisa em Direitos Humanos, Relações Raciais e

Feminismos. E-mail:

amanda.s.vieira@hotmail.com;

(Universidade do Extremo Sul Catarinense)

Tal pesquisa tem como objetivo repensar os

silenciamentos atingem as crianças dentro de sala

de aula, bem como reanalisar a forma de ensino

para que possamos educar sem estabelecer pa-

drões em questões de gênero e raça. A metodo-

logia utilizada será pesquisa bibliográfica e docu-

mental, bem como análise de textos e conceitos,

utilizando como base autoras como Angela Davis,

Bell Hoocks, Patrícia Hill Collin, Chimamanda Ngo-

zi Adiche. Analisar também políticas públicas que

vem a intervir – positivamente ou não- na sala de

aula e observar como se aplicam. Bem como, pro-

cura-se entender o porquê deste medo de que es-

tas questões como gênero e raça sejam discutidas

dentro de sala de aula.

Há uma grande discussão quando a ques-

tão é gênero e sala de aula. Muitas vezes tais

opiniões vêm a tentar silenciar tanto professores

quanto crianças e gerar questionamentos sobre

até onde a escola tem direito/dever de explicar.

Passa despercebido os papéis de gênero que ain-

1 Esta pesquisa é orientada pelas professoras profª Dra. Fernanda

da Silva Lima (professora permanente no Programa de Pós-Gra-

duação em Direito da UNESC (mestrado acadêmico)) e pela

profª Mestre Lucy Cristina Ostetto do Curso de História e de Pe-

dagogia. A pesquisa está vinculada como projeto de iniciação

científica do Programa PIBIC/CNPq/UNESC.