Table of Contents Table of Contents
Previous Page  520 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 520 / 638 Next Page
Page Background

520

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT7: DIREITOS HUMANOS E DESIGUALDADES SOCIAIS

questões de preconceitos serem quebradas, no-

vamente através do diálogo.

E por que ainda se evita trabalhar questões

como estas dentro da sala de aula? Segundo Fre-

derick Douglass (1845, p. 79 apud DAVIS, 1981, p.

108) “o conhecimento torna uma criança inade-

quada a escravidão”, uma criança que questiona

e entende como funciona toda a sociedade em

que está inserida não aceita facilmente ser manipu-

lada/doutrinada. Ao compreenderem como estas

são vistas perante a sociedade e compreenderem

as questões de gênero/raça que as atravessam,

não aceitaram que isso se mantenha como está. É

necessário que as crianças entendamque algumas

questões são construções históricas e que se man-

tém assim a muito tempo. Mas, muitas vezes nossa

sociedade está acostumada a silenciar as crianças

que muito pergunta, chamá-las de chatas ou ini-

ciar o processo de ignorar seus questionamentos.

Ainda é difícil chegar uma resposta absolu-

ta da pesquisa que estamos realizando, há vários

pontos a serem revistos e dialogados. Até o mo-

mento é possível perceber que a todo momento

são criados novos termos e projetos que vem a

tentar cessar o processo diálogo mais aberto en-

tre alunos e professoras, bem como silenciar os

questionamentos e pensamentos dos primeiros.

Compreender como ao longo dos anos as opres-

sões se mantiveram, fortaleceram e que ainda são

incutidas. E que como isso já se inicia durante a

infâncias e que se não tivermos o devido cuida-

do para ir quebrando tais questões, dialogando

e mostrando como a sociedade funciona estare-

mos mantendo tais preconceitos na ativa e bem

como nossas crianças na mira deles sem nem ao

menos uma proteção.