Table of Contents Table of Contents
Previous Page  46 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 46 / 638 Next Page
Page Background

46

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT1: DINÂMICAS DE GÊNERO E ESTUDOS FEMINISTAS EM CONTEXTOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS

ba, algumas características chamam a atenção

e apontam para elementos fundamentais deste

universo. Desta forma, este texto objetiva analisar

a constituição do universo do carnaval uruguaia-

nense a partir da interseccionalidade (BRAH, 2009)

entre os marcadores de gênero, raça e classe so-

cial que posicionam desigualmente os diferentes

sujeitos neste contexto, conferindo-lhes uma distri-

buição desigual de prestígios e privilégios.

Para tanto, como mencionado, o método

de pesquisa para obtenção dos dados se dá por

meio da etnografia, a partir da observação parti-

cipante, com registros sistemáticos em diários de

campo, nos eventos que constituem o universo do

carnaval como um todo, que têm início nas fes-

tas de lançamento dos sambas-enredos das cin-

co agremiações do grupo especial da cidade,

que compõem o universo desta investigação. Por

meio da etnografia foi possível perceber que exis-

te uma prática de integração subordinada (FRY,

1982) em que os lugares de prestígio e privilégios –

como a presidência e a diretoria das escolas - são

ocupados por homens brancos adultos com mais

de 40 anos, acompanhados de suas mulheres,

igualmente brancas. Já os outros setores da esco-

la eram constituídos por pessoas negras, como os

casais de mestre sala e porta bandeira e as bate-

rias. Neste caso, os mestres invariavelmente eram

homens aparentemente mais jovens que os da di-

retoria, assim como a maioria dos componentes.

A presença de mulheres se dava apenas no instru-

mento ganzá (ou chocalho), que é o instrumento

que vem à frente da bateria e considerado o de

mais fácil aprendizado. O espaço eminentemente

feminino e de destaque das escolas é o chamado

grupo show, constituído pelas musas. Neste grupo