Table of Contents Table of Contents
Previous Page  368 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 368 / 638 Next Page
Page Background

368

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT6: POLÍTICAS PÚBLICAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: LUTAS, AVANÇOS E RETROCESSOS

tado em uma análise teórico crítica do papel da

educação superior, em especial da privada, que

concentra a maioria significativa do número de

matrículas do país, esse trabalho é parte das pes-

quisas em andamento da tese de doutorado em

ciências sociais que visa investigar a promoção da

justiça social na educação superior privada. Insta

salientar que a justiça como equidade pressupõe

a existência da desigualdade, na medida em que

Rawls reconhece que diferentes capacidades

cognitivas, referências culturais, como outras con-

dições subjetivas inerentes ao indivíduo e à sua

vida em sociedade, geram essa desigualdade.

Contudo, cabe dentro da concepção de justiça

como equidade que exista, em caso de interesses

comuns, a busca por cargos e posições com opor-

tunidades equânimes de acesso. Nesse sentido,

uma sociedade justa, pautada nesses princípios,

reforça o Estado democrático de direito, no qual

os indivíduos se veem na condição de cidadãos,

capazes de exigir direitos sociais. Por outro lado,

entende-se que, para que a escola seja capaz de

garantir o cumprimento desses princípios, se faz

necessário que essa escola seja justa. Uma escola

justa na visão de Dubet (2004) é aquela capaz de

assegurar a igual dignidade, autoestima e confian-

ça em si dos educandos. Cabe assim, a formação

de sujeitos autônomos independentemente de

seu merecimento e de suas performances. Para

tal, educação deve ser vista como determinante

na construção de sociedades democráticas, com

forte coesão social, promotora do capital social,

formação continuada e/ou permanente de novas

habilidades. Todavia, ter um diploma não pressu-

põe a aquisição de conhecimento suficiente para

suplantar a formação meramente pragmática e