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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT6: POLÍTICAS PÚBLICAS,
MOVI
MENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: LUTAS, AVANÇOS E RETROCESSOS
la com todas as Escolas Itinerantes era o modelo
em funcionamento desde 2003. Nos últimos anos os
governantes têm tratado as Escolas Itinerantes de
forma precária, fragilizando o funcionamento no
limite, não reconhecendo como escola. Têm des-
legitimado o convênio via associação, colocando
obstáculos ao ampliar as escolas base, forçada-
mente, sem diálogo, rompe com o movimento, as-
sim, demanda para outras escolas como base, em
municípios onde possui acampamentos. Os acam-
pamentos mudam de municípios e consequente-
mente outras escolas tornam-se base para acolher
a documentação escolar e o projeto educacional
específico do movimento. Um retrocesso para as
questões educacionais, além dos atrasos em firmar
convênios e contratações de professores, as novas
Escolas Base apresentam dificuldades em fazer a
gestão escolar e projeto pedagógico próprio do
movimento. Como contribuição para reflexão: a
própria concepção de educação como direito
aos investimentos públicos e o não cumprimentos
das metas de educação, a diminuição dos anos de
permanência na escola, redução do analfabetis-
mo, elevação dos níveis de escolaridade, somados
ao reconhecimento do projeto de educação do
movimento, como educação diferenciada.
Palavras-chave:
Escola Itinerante; Escola Base;
Movimento dos Trabalhadores sem-Terra.
REFERÊNCIAS
CALDART, Roseli Salete. Por Uma Educação do
Campo: traços de uma identidade em
construção. In: KOLLING Edgar Jorge; CE-
escola base acolhe a documentação dos estudantes das Esco-
las Itinerantes, administra as matrículas, responde pelas informa-
ções e estatísticas educacionais e recursos do fundo rotativo.