Table of Contents Table of Contents
Previous Page  364 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 364 / 638 Next Page
Page Background

364

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT6: POLÍTICAS PÚBLICAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: LUTAS, AVANÇOS E RETROCESSOS

Jovens e Adultos. Os projetos educacionais deman-

dados por governos são direcionados para a for-

mação de mão de obra de grandes massas, a ser-

viço domercado e da produção. No início dos anos

2000, as discussões da educação do campo teve

a participação de movimentos sociais, indígenas,

quilombolas, os quais sinalizaram, “queremos parti-

cipar diretamente de nosso projeto educativo”. Os

projetos de educação, lançados por motivações

políticas são criticados pelos movimentos sociais e

deslocados das propostas de bases, desrespeitan-

do suas origens e não reconhecem a classe traba-

lhadora do campo e as etnicidades. Para Marx e

Engels (2006) o Estado não deve ser o educador do

povo e por sua vez, as escolas não devem sofrer

influência do Estado, ao contrário, o Estado deveria

ser educado pelo povo. Nessa perspectiva, Caldart

(2002) chama a atenção para omodelo de educa-

ção que atende aos interesses econômicos. A edu-

cação do campo é uma luta pelo direito de pensar

para aquele povo, vincula-se à sua cultura, às ne-

cessidades humanas e ao respeito na continuida-

de da luta histórica. As entrevistas aplicadas para

três representantes do setor de educação do MST

e foram questionados: em que medida os agentes

do estado, os governos, do Paraná reconhecem

as Escolas Itinerantes? Suas falas caminham na se-

guinte direção: o MST por meio da associação de

reforma agrária realiza convênio junto ao estado

para o repasse de verbas a fim de garantir o fun-

cionamento das Escolas Itinerantes, o governo por

sua vez, aprova o convênio repassando os recursos

com meses de atraso, recursos estes destinados ao

pagamento de professores e materiais didáticos. A

Escola Base

2

, um único colégio base que se vincu-

2 Escola Base é escola em funcionamento e regida pelo estado, a