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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT6: POLÍTICAS PÚBLICAS,
MOVI
MENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: LUTAS, AVANÇOS E RETROCESSOS
A EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO E
DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: OS
DILEMAS DAS ESCOLAS ITINERANTES
NO ESTADO DO PARANÁ
Evanilde Pereira Salles Lange
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em
Ciências Sociais, Convênio Unisinos/Unioeste, pesquisa
em assentamentos de reforma agrária do MST na região
Oeste do Estado do Paraná, tese em andamento, com
estudos nos princípios econômicos de Karl Polanyi,
sob orientação do Prof. Dr. Luiz Inácio Gaiger.
RESUMO
: O presente estudo tem como objetivo
buscar nas Ciências Sociais o diálogo teórico de
Marx e Engels e, no campo empírico descrever as
práticas vivenciadas pelos sujeitos nas Escolas Itine-
rantes
1
, em acampamentos de reforma agrária do
Movimento dos Trabalhadores sem-Terra (MST) no
estado do Paraná. A metodologia utilizada é en-
trevista semiestruturada e pesquisa bibliográfica,
os resultados são qualitativos. Como problema de
pesquisa, apresenta-se: Como o governo do esta-
do reconhece as Escolas Itinerantes pertencentes
ao MST? Leite (2017, p. 67) menciona, “no Estado
do Paraná, até 2016, apresentava 28 Escolas Itine-
rantes, algumas dessas foram deixando de existir
na medida em que se transformaram em escolas
de Assentamentos ou devido aos despejos”. Atual-
mente, 12 Escolas Itinerantes em funcionamento,
08 municípios e 1980 estudantes distribuídos entre a
Educação Infantil, Ensino Médio e Alfabetização de
1 Escolas Itinerantes foram oficializadas no Estado do Paraná em
2003 por meio do Conselho Estadual de Educação (CEE), auto-
rizando o funcionamento no local onde os trabalhadores sem-
-Terra se encontram, em situação de acampamento, podendo
mudar de lugar a qualquer tempo. Parecer CEE nº 1012/2003.