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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT6: POLÍTICAS PÚBLICAS,

MOVI

MENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: LUTAS, AVANÇOS E RETROCESSOS

A EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO E

DOS MOVIMENTOS SOCIAIS: OS

DILEMAS DAS ESCOLAS ITINERANTES

NO ESTADO DO PARANÁ

Evanilde Pereira Salles Lange

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em

Ciências Sociais, Convênio Unisinos/Unioeste, pesquisa

em assentamentos de reforma agrária do MST na região

Oeste do Estado do Paraná, tese em andamento, com

estudos nos princípios econômicos de Karl Polanyi,

sob orientação do Prof. Dr. Luiz Inácio Gaiger.

RESUMO

: O presente estudo tem como objetivo

buscar nas Ciências Sociais o diálogo teórico de

Marx e Engels e, no campo empírico descrever as

práticas vivenciadas pelos sujeitos nas Escolas Itine-

rantes

1

, em acampamentos de reforma agrária do

Movimento dos Trabalhadores sem-Terra (MST) no

estado do Paraná. A metodologia utilizada é en-

trevista semiestruturada e pesquisa bibliográfica,

os resultados são qualitativos. Como problema de

pesquisa, apresenta-se: Como o governo do esta-

do reconhece as Escolas Itinerantes pertencentes

ao MST? Leite (2017, p. 67) menciona, “no Estado

do Paraná, até 2016, apresentava 28 Escolas Itine-

rantes, algumas dessas foram deixando de existir

na medida em que se transformaram em escolas

de Assentamentos ou devido aos despejos”. Atual-

mente, 12 Escolas Itinerantes em funcionamento,

08 municípios e 1980 estudantes distribuídos entre a

Educação Infantil, Ensino Médio e Alfabetização de

1 Escolas Itinerantes foram oficializadas no Estado do Paraná em

2003 por meio do Conselho Estadual de Educação (CEE), auto-

rizando o funcionamento no local onde os trabalhadores sem-

-Terra se encontram, em situação de acampamento, podendo

mudar de lugar a qualquer tempo. Parecer CEE nº 1012/2003.