Table of Contents Table of Contents
Previous Page  369 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 369 / 638 Next Page
Page Background

369

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT6: POLÍTICAS PÚBLICAS,

MOVI

MENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: LUTAS, AVANÇOS E RETROCESSOS

que não conduz a ampliação da visão de mundo,

especialmente no contexto da educação superior

privada, no qual essa formação pode ser marca-

da pela lógica mercantilista e incorrer na mera re-

produção de desigualdades (SUGUISSARDI, 2008).

Entende-se que para que a educação superior

seja promotora de justiça social e um caminho

para a democracia, faz-se necessário possibilitar

condições de acesso e de permanência desses

alunos, e que dentro do processo formativo con-

sagre o rompimento da visão dualista entre mer-

cado e humanidades. À luz desse cenário, pode a

educação superior conduzir à democracia, enten-

dendo-a promotora de justiça como equidade?

Quais seriam os mecanismos capazes de balizar a

necessidade de lucro com a preocupação profí-

cua com a educação superior como o

lócus

para

as transformações sociais, a partir da formação

humana? Assim, o trabalho em tela traz à tona um

campo teórico de discussão que encontrará pos-

síveis respostas na experiência social dos egressos

da educação superior privada.

Palavras-chave

: Educação Superior; Justiça como

equidade; Democracia.