369
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT6: POLÍTICAS PÚBLICAS,
MOVI
MENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: LUTAS, AVANÇOS E RETROCESSOS
que não conduz a ampliação da visão de mundo,
especialmente no contexto da educação superior
privada, no qual essa formação pode ser marca-
da pela lógica mercantilista e incorrer na mera re-
produção de desigualdades (SUGUISSARDI, 2008).
Entende-se que para que a educação superior
seja promotora de justiça social e um caminho
para a democracia, faz-se necessário possibilitar
condições de acesso e de permanência desses
alunos, e que dentro do processo formativo con-
sagre o rompimento da visão dualista entre mer-
cado e humanidades. À luz desse cenário, pode a
educação superior conduzir à democracia, enten-
dendo-a promotora de justiça como equidade?
Quais seriam os mecanismos capazes de balizar a
necessidade de lucro com a preocupação profí-
cua com a educação superior como o
lócus
para
as transformações sociais, a partir da formação
humana? Assim, o trabalho em tela traz à tona um
campo teórico de discussão que encontrará pos-
síveis respostas na experiência social dos egressos
da educação superior privada.
Palavras-chave
: Educação Superior; Justiça como
equidade; Democracia.