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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT6: POLÍTICAS PÚBLICAS,

MOVI

MENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: LUTAS, AVANÇOS E RETROCESSOS

A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A

JUSTIÇA COMO EQUIDADE: UM

CAMINHO PARA A DEMOCRACIA?

Ana Luiza Fernandes Mendes

(Doutoranda em Ciências Sociais,

Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

RESUMO:

A justiça como equidade é uma teoria

do autor John Rawls que, em seu livro Uma Teoria

de Justiça (1971), idealiza ummodelo de justiça so-

cial em uma sociedade marcada pelo pluralismo

de doutrinas religiosas, filosóficas e morais. Nesse

modelo existe a possibilidade de uma sociedade

democrática, estável e justa, na qual os cidadãos

são livres e com igualdade de oportunidades. A

forma como a justiça se processa nessa socieda-

de está na sua estrutura básica, composta por ins-

tituições sociais, dentre elas as educacionais. Por

meio da educação, a pessoa pode ser capaz, de-

corrente do seu processo formativo, de criar cons-

ciência crítica e de mundo, que é considerado

por Rawls, como pré-requisito básico para ser livre.

Da mesma maneira, para ser igual se preconiza

oportunidades de acesso a cargos e posições em

condições de igualdade, independente de raça,

gênero ou religião. Essa igualdade é dada pelo

desenvolvimento de capacidades da moral e da

razão, que levam também à consciência dos seus

direitos e deveres e que têm nos espaços educa-

cionais o

lócus

ideal para a formação desse cida-

dão. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo

trazer as possíveis confluências entre a teoria de

justiça de Rawls e a educação superior, enquanto

instituição capaz de fortalecer a democracia. Pau-