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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT6: POLÍTICAS PÚBLICAS,
MOVI
MENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: LUTAS, AVANÇOS E RETROCESSOS
A EDUCAÇÃO SUPERIOR E A
JUSTIÇA COMO EQUIDADE: UM
CAMINHO PARA A DEMOCRACIA?
Ana Luiza Fernandes Mendes
(Doutoranda em Ciências Sociais,
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
RESUMO:
A justiça como equidade é uma teoria
do autor John Rawls que, em seu livro Uma Teoria
de Justiça (1971), idealiza ummodelo de justiça so-
cial em uma sociedade marcada pelo pluralismo
de doutrinas religiosas, filosóficas e morais. Nesse
modelo existe a possibilidade de uma sociedade
democrática, estável e justa, na qual os cidadãos
são livres e com igualdade de oportunidades. A
forma como a justiça se processa nessa socieda-
de está na sua estrutura básica, composta por ins-
tituições sociais, dentre elas as educacionais. Por
meio da educação, a pessoa pode ser capaz, de-
corrente do seu processo formativo, de criar cons-
ciência crítica e de mundo, que é considerado
por Rawls, como pré-requisito básico para ser livre.
Da mesma maneira, para ser igual se preconiza
oportunidades de acesso a cargos e posições em
condições de igualdade, independente de raça,
gênero ou religião. Essa igualdade é dada pelo
desenvolvimento de capacidades da moral e da
razão, que levam também à consciência dos seus
direitos e deveres e que têm nos espaços educa-
cionais o
lócus
ideal para a formação desse cida-
dão. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo
trazer as possíveis confluências entre a teoria de
justiça de Rawls e a educação superior, enquanto
instituição capaz de fortalecer a democracia. Pau-