Table of Contents Table of Contents
Previous Page  371 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 371 / 638 Next Page
Page Background

371

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT6: POLÍTICAS PÚBLICAS,

MOVI

MENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: LUTAS, AVANÇOS E RETROCESSOS

A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

PÚBLICA: UMA ANÁLISE DOS

MOVIMENTOS CONSERVADORES E

NEOLIBERAIS NA AMÉRICA LATINA

Michele Mendonça Rodrigues

(UFRGS)

Rodrigo Cristiano Diehl

(UFRGS/UNISC)

RESUMO:

O objetivo com esse trabalho é realizar

uma discussão inicial e problematizar a privatiza-

ção da educação pública brasileira por meio do

terceiro setor, isto é, organizações não governa-

mentais que são chamadas pelo Poder Público,

sob o argumento de aprimorar e elevar os níveis

educacionais, mas que na verdade, apresentam

grandes problemas em seu desenvolvimento. Ba-

seando-se no materialismo dialético, por possibili-

tar a abordagem dos fenômenos naturais e sociais

a partir do viés dialético, realizando a sua interpre-

tação, o estudo em um primeiro momento recons-

trói as bases do neoliberalismo para posteriormen-

te dissertar sobre a atuação das organizações da

sociedade civil na privatização da educação pú-

blica brasileira. O destaque conferido refere-se a

contribuição destes textos para a apreensão do

surgimento de grupos elitizados, neoliberais e de

extrema direita que têm como prática a dissemi-

nação de posicionamentos conservadores nas

redes sociais e sua influência na educação públi-

ca. Entende-se que compartilhar e alargar o co-

nhecimento com os/as estudantes sobre pontos a

respeito do movimento realizado por grupos con-

servadores, que utilizam as redes sociais para mo-