371
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT6: POLÍTICAS PÚBLICAS,
MOVI
MENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: LUTAS, AVANÇOS E RETROCESSOS
A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
PÚBLICA: UMA ANÁLISE DOS
MOVIMENTOS CONSERVADORES E
NEOLIBERAIS NA AMÉRICA LATINA
Michele Mendonça Rodrigues
(UFRGS)
Rodrigo Cristiano Diehl
(UFRGS/UNISC)
RESUMO:
O objetivo com esse trabalho é realizar
uma discussão inicial e problematizar a privatiza-
ção da educação pública brasileira por meio do
terceiro setor, isto é, organizações não governa-
mentais que são chamadas pelo Poder Público,
sob o argumento de aprimorar e elevar os níveis
educacionais, mas que na verdade, apresentam
grandes problemas em seu desenvolvimento. Ba-
seando-se no materialismo dialético, por possibili-
tar a abordagem dos fenômenos naturais e sociais
a partir do viés dialético, realizando a sua interpre-
tação, o estudo em um primeiro momento recons-
trói as bases do neoliberalismo para posteriormen-
te dissertar sobre a atuação das organizações da
sociedade civil na privatização da educação pú-
blica brasileira. O destaque conferido refere-se a
contribuição destes textos para a apreensão do
surgimento de grupos elitizados, neoliberais e de
extrema direita que têm como prática a dissemi-
nação de posicionamentos conservadores nas
redes sociais e sua influência na educação públi-
ca. Entende-se que compartilhar e alargar o co-
nhecimento com os/as estudantes sobre pontos a
respeito do movimento realizado por grupos con-
servadores, que utilizam as redes sociais para mo-