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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT2: MULHERES NEGRAS RESISTEM: ANÁLISES SOBRE PROTAGONISMOS FEMININOS E NEGROS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO
fessoras negras lésbicas no ensino público? Como
foram e são constantemente criadas e reafirmadas
as hierarquias raciais e de gênero no plano discur-
sivo da realidade dessas professoras? Como se
constituíram e se constituem os sistemas de opres-
são a partir das diferenças sexuais e étnico/raciais
na esfera no ensino público? Para possibilitar a vi-
sibilidade das narrativas presentes nas trajetórias
de professoras negras lésbicas do ensino público,
temos em vista utilizar a entrevista compreensiva,
para primar pela singularidade. Como parte dessa
história silenciada, partiremos em busca de outras
falas que retratem a pluralidade e complexidade
das perspectivas da luta das professoras negras e
lésbicas no contexto de suas trajetórias, dado que
como evidencia Petronilha Silva (1998, p.7), as fon-
tes mais autênticas “de conhecimento sobre as
mulheres negras são elas mesmas, sendo necessá-
rio que estudos que as tomem por temática, consi-
derem seus pontos de vista de mulheres e negras”.
Palavras-chave:
Negritude. Lesbianidade. Trajetória.
REFERÊNCIAS
COLLINS, Patricia Hill.
The black feminist
thought
.
London, Routledge, 2000.
FIGUEIREDO, Ângela.
Carta de uma ex-mulata à
Judith Butler.
Periódicus, Salvador, v. 1, n. 3,
mai.-out. 2015.
LORDE, Audre.
Sister outsider,
Ensaios e Conferên-
cias. 1984.