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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT2: MULHERES NEGRAS RESISTEM: ANÁLISES SOBRE PROTAGONISMOS FEMININOS E NEGROS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO

fessoras negras lésbicas no ensino público? Como

foram e são constantemente criadas e reafirmadas

as hierarquias raciais e de gênero no plano discur-

sivo da realidade dessas professoras? Como se

constituíram e se constituem os sistemas de opres-

são a partir das diferenças sexuais e étnico/raciais

na esfera no ensino público? Para possibilitar a vi-

sibilidade das narrativas presentes nas trajetórias

de professoras negras lésbicas do ensino público,

temos em vista utilizar a entrevista compreensiva,

para primar pela singularidade. Como parte dessa

história silenciada, partiremos em busca de outras

falas que retratem a pluralidade e complexidade

das perspectivas da luta das professoras negras e

lésbicas no contexto de suas trajetórias, dado que

como evidencia Petronilha Silva (1998, p.7), as fon-

tes mais autênticas “de conhecimento sobre as

mulheres negras são elas mesmas, sendo necessá-

rio que estudos que as tomem por temática, consi-

derem seus pontos de vista de mulheres e negras”.

Palavras-chave:

Negritude. Lesbianidade. Trajetória.

REFERÊNCIAS

COLLINS, Patricia Hill.

The black feminist

thought

.

London, Routledge, 2000.

FIGUEIREDO, Ângela.

Carta de uma ex-mulata à

Judith Butler.

Periódicus, Salvador, v. 1, n. 3,

mai.-out. 2015.

LORDE, Audre.

Sister outsider,

Ensaios e Conferên-

cias. 1984.