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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT2: MULHERES NEGRAS RESISTEM: ANÁLISES SOBRE PROTAGONISMOS FEMININOS E NEGROS NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO

que no que concernente a esse último, mudanças

estejam ocorrendo. A lésbica negra não é tão so-

mente invisível, ele não existe. Nosso discurso não

é ouvido. Nós falamos como loucos (LORDE, 1984).

Ao aceitar e reivindicar uma identidade negra

lésbica, culturalmente desprezada, foi necessário

reconhecer o que significa ser uma mulher negra

e acadêmica de Direito e agora, mestranda em

Educação. Significa ser invisível duplamente. Estu-

dando gênero e sexualidade, percebi a impossibi-

lidade de dissociar essas categorias de análise de

raça e classe, em razão de elas estarem imbrica-

das, possuírem significados historicamente contin-

gentes e demonstrarem a natureza multiplicativa

da intersecção das opressões, compreendi que o

sexismo e o heterossexismo originam-se do racismo

e que eu, e nós enquanto sociedade temos res-

ponsabilidade de quebrar o ciclo de silêncio, apa-

gamento e invisibilidade propagada sobretudo

pela academia, que em debates acerca de femi-

nismo, gênero e sexualidade, não explora nossas

várias diferenças, sem um prisma significativo das

mulheres negras, pobres e lésbicas

.

É urgente que

quebremos o silêncio, pois é nele que cada uma

de nós recua o olhar dos seus próprios temores, da

repressão, da censura, da indiferença, do julga-

mento, ou do reconhecimento, da provocação,

da aniquilação. E essa vulnerabilidade que nos

traz a visibilidade, deve ser também a origem da

nossa força, porque tenhamos falado ou não, o

engenho vai tratar de nos confranger de qualquer

forma. Audre Lorde já dizia em 1984, que é o silên-

cio que nos imobiliza e não as nossas diferenças. E

ainda temos muitos silêncios para romper. O pre-

sente trabalho visa compreender as trajetórias das

professoras negras lésbicas, como os processos de