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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO

METODOLOGIA

A metodologia de pesquisa está situada na proposta

de revisão bibliográfica, alicerçada na perspectiva do Ma-

terialismo Histórico Dialético. Enfoque investigativo que

vincula a produção do conhecimento ao objetivo principal

de contribuir para a transformação da realidade estudada

(TRIVIÑOS, 1987). Neste trabalho, a revisão bibliográfica foi

realizada em torno de autores que dialogam com a perspec-

tiva teórico/critica, tanto no campo da Educação Ambiental,

quanto junto daqueles autores que se apresentam na fun-

damentação teórico/prática da Pedagogia do Oprimido.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nossas reflexões finais caminham no sentido de reco-

nhecimento de que o esforço realizado neste trabalho re-

presenta um pequeno esboço do diálogo profícuo que se

estabelece no encontro entre a Pedagogia do Oprimido e a

formação de educadores ambientais, ficando aqui o registro

de que seguiremos neste exercício num esforço articulado

às práticas de Educação Ambiental Transformadora.

Neste trabalho, observamos que o processo de cons-

cientização dos homens e das mulheres constitui-se como

processo complexo e exigente, no que tange à disciplina do

desenvolvimento da leitura de mundo dos sujeitos. Cami-

nhada, que se constitui historicamente, diretamente relacio-

nada aos posicionamentos profissionais e sociais que toma-

mos diante do mundo – lugares que assumimos, ao nos lan-

çarmos enquanto integrantes de um coletivo – desvelando

ainda, que na condição de oprimidos, também abrigamos as

concepções opressoras em nossa subjetividade, expressan-

do-as na objetividade concreta.

Assim, a essência desse trabalho reflexivo não pode

se pautar em outro processo que não esteja fundamenta-

do na intencionalidade crítica da construção de uma nova

sociedade (FRIGOTTO, 2005), possibilidade que, segundo

Freire, só poderá ser realizada através do diálogo. Instru-