XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 5 – PAULO FREIRE E OS MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E TRABALHO
METODOLOGIA
A metodologia de pesquisa está situada na proposta
de revisão bibliográfica, alicerçada na perspectiva do Ma-
terialismo Histórico Dialético. Enfoque investigativo que
vincula a produção do conhecimento ao objetivo principal
de contribuir para a transformação da realidade estudada
(TRIVIÑOS, 1987). Neste trabalho, a revisão bibliográfica foi
realizada em torno de autores que dialogam com a perspec-
tiva teórico/critica, tanto no campo da Educação Ambiental,
quanto junto daqueles autores que se apresentam na fun-
damentação teórico/prática da Pedagogia do Oprimido.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Nossas reflexões finais caminham no sentido de reco-
nhecimento de que o esforço realizado neste trabalho re-
presenta um pequeno esboço do diálogo profícuo que se
estabelece no encontro entre a Pedagogia do Oprimido e a
formação de educadores ambientais, ficando aqui o registro
de que seguiremos neste exercício num esforço articulado
às práticas de Educação Ambiental Transformadora.
Neste trabalho, observamos que o processo de cons-
cientização dos homens e das mulheres constitui-se como
processo complexo e exigente, no que tange à disciplina do
desenvolvimento da leitura de mundo dos sujeitos. Cami-
nhada, que se constitui historicamente, diretamente relacio-
nada aos posicionamentos profissionais e sociais que toma-
mos diante do mundo – lugares que assumimos, ao nos lan-
çarmos enquanto integrantes de um coletivo – desvelando
ainda, que na condição de oprimidos, também abrigamos as
concepções opressoras em nossa subjetividade, expressan-
do-as na objetividade concreta.
Assim, a essência desse trabalho reflexivo não pode
se pautar em outro processo que não esteja fundamenta-
do na intencionalidade crítica da construção de uma nova
sociedade (FRIGOTTO, 2005), possibilidade que, segundo
Freire, só poderá ser realizada através do diálogo. Instru-