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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT5: REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, JUVENTUDE E GÊNERO

e, consequentemente, na relação das mesmas

com seu meio e a compreensão das mesmas so-

bre as diversas formas de subjetividade existentes.

Método

: A pesquisa tem abordagem qualitativa. O

material empírico analisado foi construído a partir

de uma pesquisa participante junto às estudantes

secundaristas que compõem um coletivo feminista,

atuante no espaço escolar de uma IFE. Foram reali-

zadas observações participantes, diário de campo

e uma roda de conversa. Para construir a reflexão

nos apoiamos em duas autoras, Joan Scott (1995)

e Judith Butler (2010). Algumas das questões que

guiaram nossa reflexão foram: como as práticas do

coletivo abrem ou fecham as bordas para a entra-

da da alteridade, para a discussão sobre o que é

o “sujeito do feminismo”? Há espaço para rachar

essas bordas e potencializar outros discursos além

do binarismo? Como se preparam as participantes

para desenvolver práticas a partir do próprio cor-

po teórico de feministas?

Principais contribuições:

Pensando nas práticas do coletivo de estudantes

participante da pesquisa, é possível perceber que

seu foco de ação gira em torno do fortalecimen-

to e “empoderamento feminino”, bem como do

confronto a discursos machistas e sexistas. Entre-

tanto, quanto à realização de estudos e leituras

sobre teorias feministas e de gênero, as estudantes

do coletivo não apresentaram interesse específico,

atendo-se a discursos mais generalizantes, ou seja,

abordam as desigualdades entre homens e mulhe-

res e os estereótipos de gênero, mas sem delimitar

pautas mais específicas que isso. Esta abordagem,

de certa forma, contempla suficientemente suas in-

tegrantes e suas necessidades mais imediatas em

termos de lutas cotidianas. Porém, algumas delas

reconhecem que existe falta de representatividade

em seu ativismo, o que limita sua abordagem sobre