Table of Contents Table of Contents
Previous Page  210 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 210 / 638 Next Page
Page Background

210

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT3: GÊNERO, RAÇA E TRABALHO

(Pronatec) que realizaram cursos de Formação Ini-

cial e Continuada (FIC) e, também, eram benefi-

ciários do Programa Bolsa Família. Foram entrevista-

das 17 pessoas, sendo doze alunos egressos e cinco

agentes demandantes procedentes de quatro

Centros de Referência em Assistência Social (CRAS)

e de um sindicato rural, nos municípios de Sertão,

Getúlio Vargas, Estação, Coxilha e Sananduva. O

IFRS - Campus Sertão ofereceu, nos anos de 2013

e 2014, 83 cursos Pronatec/FIC no próprio campus

e em 25 municípios vizinhos, realizando a matrícula

de 2.162 alunos, dos quais 1.596 foram concluintes,

alcançando uma taxa de conclusão de 78,9%.

Os resultados evidenciaram que, tanto os

beneficiários concluintes quanto os desistentes,

apresentam baixa escolaridade e vulnerabilida-

des sociais e econômicas, necessitando de qua-

lificação profissional para reduzir suas fragilidades

e inserir-se no mundo do trabalho. A obtenção

de um trabalho após o término do curso não se

efetivou devido à falta de articulação com uma

política efetiva de emprego e renda nos municí-

pios e na unidade ofertante, ou seja, os egressos

não foram encaminhados ao mundo do trabalho

porque não houve parcerias com empresas que

pudessem contratar estas pessoas qualificadas.

Outros fatores impeditivos consistem na falta de

comprovação de experiência na carteira de tra-

balho decorrente do trabalho informal e precário

e a baixa escolaridade do público.

Com relação aos alunos desistentes, identi-

ficou-se que, muitas vezes, o pré-requisito do curso

era o ensino fundamental, porém, a complexidade

dos conteúdos exigia mais dos alunos, o que resul-

tava em constrangimentos por não conseguirem

acompanhar o conteúdo, gerando a desistência.