XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
Neste relato, é possível perceber uma prática condi-
zente com a teoria que se dedica a estudar a cidadania e a
psicologia na comunidade, a qual numa praxis comprometi-
da com a ética entende que é preciso respeitar o sujeito com
vistas em um trabalho em
com-junto
(Mendonça, 2007).
Diante do aqui exposto, a participação em grupos de convi-
vência aparece como instrumento fundamental para que os
sujeitos possam articular demandas comuns, e negociarem
alianças em seus contextos de vivência. A organização co-
letiva busca romper com as situações de injustiça e negação
de direitos, fortalecendo o empoderamento dos usuários
frente a suas demandas, ao contribuir para o aprendizado
do cuidado de si e do outro.
Ao serem questionadas sobre o exercício da cidada-
nia no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, as
entrevistadas aproximaram este exercício ao que podemos
classificar de duas maneiras: o direito de ter direitos e o di-
reito a ser escutado e visto como sujeito.
“Isto está falhado, mas a gente faz o que pode, né.
Agora estamos vivendo um momento rico de luta
na qualidade de atendimento, para que as pessoas
possam acessar o CRAS com qualidade, então a ci-
dadania passa por aí, no acesso aos direitos com
qualidade.” (Psicóloga 1)
“Em vários momentos é preciso ter isso (exercício
da cidadania) como plano de fundo, na acolhida,
nos encaminhamentos, nos grupos é preciso ter um
respeito pelo sujeito, buscar que eles entendam os
direitos e deveres.” (Psicóloga 2)
Desse modo, essas duas classificações vem de acordo
com a teoria, onde se pensa a cidadania para o empodera-
mento, na qual os sujeitos possam “aprender a dizer a sua
palavra” (Freire, 1980). A luta pelo direito de ter acesso, assim
como manter os direitos básicos de uma vida digna, vem ga-
nhando forças nos últimos meses, devido a uma forte onda
conservadora que de forma simbólica aprisiona os sujeitos.
Nessa perspectiva, o trabalho interdisciplinar que inte-
gram as equipes dos CRAS tem a necessidade de fomentar a