Table of Contents Table of Contents
Previous Page  473 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 473 / 638 Next Page
Page Background

473

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT7: DIREITOS HUMANOS E DESIGUALDADES SOCIAIS

da universidade em relação ao centro da cidade.

Após, a realização da matrícula os primeiros desa-

fios foram surgindo, como moradia, alimentação

e transporte. Passado o impacto da chegada ao

município de Uruguaiana, ao longo do primeiro e

segundo semestre, os desafios da inserção e da

permanência no ensino superior foram aumentan-

do. Entre as principais dificuldades, destacamos:

a estrutura da universidade, a construção das re-

lações e comunicação com professoras/es e co-

legas e dificuldades de compreensão de conteú-

dos, leitura, escrita e domínio dos equipamentos

eletrônicos. A fim de contribuir com o processo

de aprendizagem das/os estudantes indígenas,

foi disponibilizado um monitor ou monitora para

cada estudante indígena. No entanto, muitas são

as dificuldades encontradas pelas/os indígenas

ao se deparem com os conteúdos e com a exi-

gência das/os professoras/es, sendo a monitoria,

por vezes, insuficiente neste processo. A partir do

ingresso das/os estudantes indígenas na universi-

dade percebemos a complexidade do processo

educacional que estamos inseridas/os, no qual, a

universidade, com seu modo de avaliação pauta-

da na meritocracia não contempla as especifici-

dades de suas/es estudante. Por fim, entendemos

que a universidade tem o compromisso de produ-

zir conhecimentos e propor ações para melhoria

da qualidade de vida da população onde está

inserida, sendo, um espaço que promove a forma-

ção cultural e científica. No entanto, nos depara-

mos com um contexto universitário, que reproduz

um modo de ser único, não contemplando a di-

versidade e ignorando as referências culturais tra-

zidas por suas alunas e seus alunos. Deste modo,

compreendemos que a permanência e o sucesso