Table of Contents Table of Contents
Previous Page  471 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 471 / 638 Next Page
Page Background

471

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT7: DIREITOS HUMANOS E DESIGUALDADES SOCIAIS

AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO

SUPERIOR: PERSPECTIVAS DE INGRESSO

E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES

INDÍGENAS NA UNIPAMPA

Tatiane Motta da Costa e Silva

(Universidade Federal do Pampa)

Cristiane Barbosa Soares

(Universidade Federal do Pampa)

Suzana Cavalheiro de Jesus

(Universidade Federal do Pampa)

RESUMO:

Sendo um espaço plural e diverso, com-

preendemos que a universidade tem a respon-

sabilidade de garantir o acesso e permanência

de todas/os. Em 2017, a Universidade Federal do

Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana/RS, re-

cebeu as/os seis acadêmicas/os através do pro-

cesso seletivo de reserva de vagas para indígenas.

O ingresso destas/es estudantes é fruto das Políti-

cas de Ações Afirmativas, que vêm tomando um

papel de destaque no cenário das Universidades

públicas do país e no atual contexto educacio-

nal brasileiro. Este conjunto de políticas visa uma

forma de reparação e redução de desigualda-

des que é um problema crônico da sociedade

brasileira, oferecendo assim oportunidades para

aqueles que foram marginalizados socialmente

e excluídos do processo educacional brasileiro

ao longo do século (NORONHA; SILVEIRA, 2016,

p. 11). Porém não basta garantir o ingresso das/

os mesmas/os no sistema de ensino é necessário

dar condições para a sua permanência. E para

isso, além do apoio financeiro, garantido através