471
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT7: DIREITOS HUMANOS E DESIGUALDADES SOCIAIS
AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO
SUPERIOR: PERSPECTIVAS DE INGRESSO
E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES
INDÍGENAS NA UNIPAMPA
Tatiane Motta da Costa e Silva
(Universidade Federal do Pampa)
Cristiane Barbosa Soares
(Universidade Federal do Pampa)
Suzana Cavalheiro de Jesus
(Universidade Federal do Pampa)
RESUMO:
Sendo um espaço plural e diverso, com-
preendemos que a universidade tem a respon-
sabilidade de garantir o acesso e permanência
de todas/os. Em 2017, a Universidade Federal do
Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana/RS, re-
cebeu as/os seis acadêmicas/os através do pro-
cesso seletivo de reserva de vagas para indígenas.
O ingresso destas/es estudantes é fruto das Políti-
cas de Ações Afirmativas, que vêm tomando um
papel de destaque no cenário das Universidades
públicas do país e no atual contexto educacio-
nal brasileiro. Este conjunto de políticas visa uma
forma de reparação e redução de desigualda-
des que é um problema crônico da sociedade
brasileira, oferecendo assim oportunidades para
aqueles que foram marginalizados socialmente
e excluídos do processo educacional brasileiro
ao longo do século (NORONHA; SILVEIRA, 2016,
p. 11). Porém não basta garantir o ingresso das/
os mesmas/os no sistema de ensino é necessário
dar condições para a sua permanência. E para
isso, além do apoio financeiro, garantido através