321
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT5: REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, JUVENTUDE E GÊNERO
Ao que remete a leis, ainda temos um longo
processo pela frente, o Marco Civil da Internet, Lei
12.965/14, é pouco conhecido, assim como pouco
punitivo também.
Pierre Levy afirma que um movimento geral
de virtualização afeta hoje não apenas a informa-
ção e a comunicação, “mas também os corpos, o
funcionamento econômico, os quadros coletivos
da sensibilidade ou o exercício da inteligência”.
1
E o que é possível dentro da educação,
para minimizar os efeitos dos fake News e o distan-
ciamento dos jovens das questões políticas?
Pensando nesse tema, procuramos desen-
volver uma pesquisa quantitativa e qualitativa,
para coletar dados e interesses dentre os jovens
que fazem parte do corpo discente do Instituto Es-
tadual Seno Frederico Ludwig, a fim de promover
práticas de conscientização, analise e observa-
ção dos mecanismos utilizados nas redes sociais.
Seguindo, dentro da disciplina de Filosofia,
a linha de pensamento da construção do senso
comum, os agentes formadores de opinião, bem
como uma abordagem aos sistemas econômicos
e sociais, abarcando as ferramentas de manuten-
ção do Capitalismo, e a corrente fascista que vem
sendo implantada desde as manifestações de
2011, principalmente nas redes sociais.
Este trabalho se deu, no decorrer do ano,
através de textos, vídeos, debates, atividades em
grupo, além de produção de material informativo,
para que os projetos saíssem do espaço da sala
de aula, e fossem utilizados para polarizar as infor-
mações absorvidas acerca dos temas propostos.
Dentre uma das atividades, os alunos tive-
ram que ler o livro Vigiar e Punir de Michel Foucault
1 Apud: Silva, 2018, p.1.