Table of Contents Table of Contents
Previous Page  321 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 321 / 638 Next Page
Page Background

321

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT5: REPRESENTAÇÃO POLÍTICA, JUVENTUDE E GÊNERO

Ao que remete a leis, ainda temos um longo

processo pela frente, o Marco Civil da Internet, Lei

12.965/14, é pouco conhecido, assim como pouco

punitivo também.

Pierre Levy afirma que um movimento geral

de virtualização afeta hoje não apenas a informa-

ção e a comunicação, “mas também os corpos, o

funcionamento econômico, os quadros coletivos

da sensibilidade ou o exercício da inteligência”.

1

E o que é possível dentro da educação,

para minimizar os efeitos dos fake News e o distan-

ciamento dos jovens das questões políticas?

Pensando nesse tema, procuramos desen-

volver uma pesquisa quantitativa e qualitativa,

para coletar dados e interesses dentre os jovens

que fazem parte do corpo discente do Instituto Es-

tadual Seno Frederico Ludwig, a fim de promover

práticas de conscientização, analise e observa-

ção dos mecanismos utilizados nas redes sociais.

Seguindo, dentro da disciplina de Filosofia,

a linha de pensamento da construção do senso

comum, os agentes formadores de opinião, bem

como uma abordagem aos sistemas econômicos

e sociais, abarcando as ferramentas de manuten-

ção do Capitalismo, e a corrente fascista que vem

sendo implantada desde as manifestações de

2011, principalmente nas redes sociais.

Este trabalho se deu, no decorrer do ano,

através de textos, vídeos, debates, atividades em

grupo, além de produção de material informativo,

para que os projetos saíssem do espaço da sala

de aula, e fossem utilizados para polarizar as infor-

mações absorvidas acerca dos temas propostos.

Dentre uma das atividades, os alunos tive-

ram que ler o livro Vigiar e Punir de Michel Foucault

1 Apud: Silva, 2018, p.1.