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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT7: DIREITOS HUMANOS E DESIGUALDADES SOCIAIS
dos processos educativos e de políticas governa-
mentais que concernem a temática, a importância
do campo e do acesso à esta informação.
O acesso ampliaria a abordagem da edu-
cação em Direitos Humanos, sua universalidade e
coletividade até que os sujeitos se inserissem cul-
turalmente e normalizassem o discurso dos Direitos
Humanos, como afirma Candau, no livro
Educa-
ção em Direitos Humanos: fundamentos teórico-
-metodológicos
(2007, p. 404):
Os processos de educação em Direitos
Humanos devem começar por favore-
cer processos de formação de sujeitos
de direito, a nível pessoal e coletivo,
que articulem as dimensões ética, polí-
tico-social e as práticas concretas.
A educação em Direitos Humanos ainda
é incipiente nos ambientes escolares e formais
de educação e tem como desafio o avanço de
fato e não apenas no discurso original.
Palavras-chave:
Direitos Humanos, Educação em
Direitos Humanos, Cultura em Direitos Humanos.
REFERÊNCIAS
BENEVIDES, Maria Victoria. Direitos Humanos: desa-
fios para o século XXI. In: SILVEIRA, Rosa Maria
Godoy et al
.
Educação em Direitos Humanos:
fundamentos teórico-metodológicos. João
Pessoa: Editora Universitária, 2007, p. 335-350.
CANDAU, Vera Maris;
Somos tod@s iguais?
Escola,
discriminação e educação em direitos hu-
manos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
VIOLA, Solon Annes; ALBUQUERQUE, Marina Z. de
(Orgs.).
Fundamentos para educação em di-
reitos humanos.
São Leopoldo: Sinodal/EST,
2011