Table of Contents Table of Contents
Previous Page  570 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 570 / 638 Next Page
Page Background

570

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT7: DIREITOS HUMANOS E DESIGUALDADES SOCIAIS

dos processos educativos e de políticas governa-

mentais que concernem a temática, a importância

do campo e do acesso à esta informação.

O acesso ampliaria a abordagem da edu-

cação em Direitos Humanos, sua universalidade e

coletividade até que os sujeitos se inserissem cul-

turalmente e normalizassem o discurso dos Direitos

Humanos, como afirma Candau, no livro

Educa-

ção em Direitos Humanos: fundamentos teórico-

-metodológicos

(2007, p. 404):

Os processos de educação em Direitos

Humanos devem começar por favore-

cer processos de formação de sujeitos

de direito, a nível pessoal e coletivo,

que articulem as dimensões ética, polí-

tico-social e as práticas concretas.

A educação em Direitos Humanos ainda

é incipiente nos ambientes escolares e formais

de educação e tem como desafio o avanço de

fato e não apenas no discurso original.

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação em

Direitos Humanos, Cultura em Direitos Humanos.

REFERÊNCIAS

BENEVIDES, Maria Victoria. Direitos Humanos: desa-

fios para o século XXI. In: SILVEIRA, Rosa Maria

Godoy et al

.

Educação em Direitos Humanos:

fundamentos teórico-metodológicos. João

Pessoa: Editora Universitária, 2007, p. 335-350.

CANDAU, Vera Maris;

Somos tod@s iguais?

Escola,

discriminação e educação em direitos hu-

manos. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

VIOLA, Solon Annes; ALBUQUERQUE, Marina Z. de

(Orgs.).

Fundamentos para educação em di-

reitos humanos.

São Leopoldo: Sinodal/EST,

2011