567
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT7: DIREITOS HUMANOS E DESIGUALDADES SOCIAIS
POR QUE EDUCAR PARA UMA
CULTURA EM DIREITOS HUMANOS?
Caroline Carlet Azambuja
Estudante de pós-graduação lato
sensu em Direitos Humanos e Políticas Públicas
da Unisinos –
e-mail:ccarlet@unisinos.br.O propósito deste estudo
é
investigar e refle-
tir o impacto da educação em direitos humanos
na cultura dos adolescentes, tendo como sujeito
de análise um grupo de alunas e alunos, de uma
turma do 9º ano do ensino fundamental de uma
escola municipal da cidade de São Leopoldo.
Além do objetivo geral, este estudo visa
explorar alguns pontos da educação em direi-
tos humanos com o grupo selecionado, que
durante três anos antes ao período pesquisado,
receberam aulas de Direitos Humanos. Este estu-
do pretende investigar, por meiode grupo focal,
instrumento que faz parte da empiria deste tra-
balho, questões como:
• Investigar em que medida os estudos em
Direitos Humanos impactaram nas rela-
ções escolares e pessoais deste grupo de
alunas e alunos;
• Verificar comoogrupodediscentes com-
preende a temática das aulas em Direi-
tos Humanos e como esta abordagem
pode impactar e mediar conflitos entre
os adolescentes;
METODOLOGIA
Para a realização deste estudo, adotou-se
como procedimento metodológico a observa-
ção dos participantes e a formação de um gru-