Table of Contents Table of Contents
Previous Page  567 / 638 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 567 / 638 Next Page
Page Background

567

VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT7: DIREITOS HUMANOS E DESIGUALDADES SOCIAIS

POR QUE EDUCAR PARA UMA

CULTURA EM DIREITOS HUMANOS?

Caroline Carlet Azambuja

Estudante de pós-graduação lato

sensu em Direitos Humanos e Políticas Públicas

da Unisinos –

e-mail:ccarlet@unisinos.br.

O propósito deste estudo

é

investigar e refle-

tir o impacto da educação em direitos humanos

na cultura dos adolescentes, tendo como sujeito

de análise um grupo de alunas e alunos, de uma

turma do 9º ano do ensino fundamental de uma

escola municipal da cidade de São Leopoldo.

Além do objetivo geral, este estudo visa

explorar alguns pontos da educação em direi-

tos humanos com o grupo selecionado, que

durante três anos antes ao período pesquisado,

receberam aulas de Direitos Humanos. Este estu-

do pretende investigar, por meiode grupo focal,

instrumento que faz parte da empiria deste tra-

balho, questões como:

• Investigar em que medida os estudos em

Direitos Humanos impactaram nas rela-

ções escolares e pessoais deste grupo de

alunas e alunos;

• Verificar comoogrupodediscentes com-

preende a temática das aulas em Direi-

tos Humanos e como esta abordagem

pode impactar e mediar conflitos entre

os adolescentes;

METODOLOGIA

Para a realização deste estudo, adotou-se

como procedimento metodológico a observa-

ção dos participantes e a formação de um gru-