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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:

GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA

SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018

GT6: POLÍTICAS PÚBLICAS,

MOVI

MENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: LUTAS, AVANÇOS E RETROCESSOS

las e pelos ACS compreende que há uma amplia-

ção nos limites terapêuticos da clínica exercida

por este serviço de saúde, que exerce atendimen-

tos não apenas dentro do consultório, mas na rua,

nas casas dos usuários, um trabalho peripatético,

a prevenção sendo realizada de casa em casa,

no ir e vir pela comunidade.

O caminhar “de manhã pra lá, de tarde pra

cá”, tal como descrito por uma das ACS entrevista-

das, permeou a construção desta pesquisa. Acom-

panhar as ações das e dos ACS permitiu compreen-

der as particularidades da implementação desta

política pública e do trabalho destes sujeitos imple-

mentadores. Ir e vir, da ESF para a residência da

Dona Helena, da residência da Dona Helena para

a Associação Comunitária, de uma ponta a outra

da cidade, assim se constrói o controle e o cuidado

previsto na política de saúde e assim se construiu o

caminho percorrido por esta pesquisa peripatética

para entender este processo de trabalho.

A burocracia estatal responsável pela exe-

cução destas políticas se desenvolveu com bases

autoritárias e hierarquizadas, onde os ideais polí-

ticos muitas vezes ultrapassam a capacidade do

aparato burocrático em executar sua função. A

capacidade estatal, segundo Rey (2013) não está

relacionada apenas com o resultado das políticas

implementadas, mas com as ações concretas do

Estado para adentrar em mecanismos políticos e

administrativos que constituem o jogo de regras

burocráticas das políticas públicas. A capacidade

de produzir um

ethos

a partir das ações do Estado,

uma conectividade social entre os atores estatais

e os setores da sociedade atingidos.

Ao preocupar-se com as formas de cuidado

a saúde do indivíduo, além da assistência médica