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VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DESIGUALDADES, DIREITOS E POLÍTICAS PÚBLICAS:
GÊNERO, INTERSECCIONALIDADES E JUSTIÇA
SÃO LEOPOLDO-RS – UNISINOS, 27 A 29 DE NOVEMBRO DE 2018
GT6: POLÍTICAS PÚBLICAS, MOVIMENTOS SOCIAIS E DEMOCRACIA: LUTAS, AVANÇOS E RETROCESSOS
isso pode ocorrer devido às características familiar
dos estudantes, como exemplo a renda familiar,
que faz com que as pessoas optem por estudar a
noite para trabalhar de dia e obter seu sustento.
Como considerações iniciais, é importante
destacar que o Brasil ainda tem muito o que evo-
luir na elaboração e implementação de políticas
públicas de educação efetivas e eficientes. Em-
bora haja avanço no desenvolvimento e qualifi-
cação da população, o país ainda percorre por
desigualdades e má gestão de investimentos das
verbas públicas que deveriam ser direcionadas
para a área da educação.
Para concluir, salienta-se que cabe averi-
guar o programa do PROUNI pela ótica social, mas
também com viés econômico (COSTA, 2017). As-
sim, ao destacar a isenção fiscal que o programa
oferece às Instituições Privadas de Ensino Superior
para receber o aluno bolsista, pode-se problema-
tizar os tributos que o governo deixa de investir nas
instituições públicas de educação. Ao comparar
os valores gerados pela renúncia fiscal do PROUNI
no período de 2006 a 2012, houve um crescimento
de mais de 64% de tributos que deixaram de entrar
para os cofres públicos (COSTA, 2017), contribuin-
do, em muitos casos, com o abrupto crescimento
de instituições com fins lucrativos ligadas ao capi-
tal aberto, por exemplo, cuja qualidade do ensino
pode ser questionada.
Palavras-chave:
Ensino Superior. PROUNI. Raça e
Gênero.
REFERÊNCIAS
ABEP. Associação Brasileira de Empresas de Pes-
quisas. Disponível em:
<http://www.abep. org/criterio-brasil>. Acesso em: 01 abr. 2018.